Governador projeta reabrir comércio dia 14 se pandemia arrefecer
Governador tem plano e equipe de avaliação do comportamento do coronavírus nessas duas semanas.

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 01/05/2020 às 02:57 | Atualizado em: 01/05/2020 às 02:57
O governador Wilson Lima (PSC) projeta para 14 de maio a reabertura gradual das atividades econômicas do estado.
De acordo com ele, nessas duas semanas um comitê de especialistas avaliará o comportamento da pandemia na Região Metropolitana de Manaus (RMM).
Dependendo do comportamento do coronavírus, o estado prorrogará as restrições decretadas nessa quinta. Sua validade é até 13 de maio. Caso até o dia 13, os números da doença caiam, aí se dará o início ao plano de reabertura.
Nesse contexto, integrantes da equipe multidisciplinar vão trabalhar nessas duas semanas, avaliando o dia a dia da doença. São médicos, infectologistas, economistas e estatísticos. A equipe é coordenada pelos professores Samy Dana e Alexandre Simas.
De acordo com o plano do governador, apresentado nessa quinta-feira (30), serão avaliados o isolamento social, as mortes diárias.
Também serão avaliados a quantidade de leitos de UTI e o pico dos casos da doença na região metropolitana.
Na projeção apresentada a Wilson Lima, o pico da covid-19 será em 10 de maio, e que, a partir do dia 11, a curva do gráfico tenderá a cair.
Neste período de restrições, o estado ampliará a fiscalização para seu cumprimento em parceria com as prefeituras de Manaus e da RMM.
Uma peça publicitária instruirá a população para a necessidade de cumprimento das regras de prevenção à doença. Por exemplo, o uso de máscaras é exigido, conforme o decreto governamental.
Veja os planos de reabertura aqui.
Foto: Divulgação/Secom