Conselho anuncia operação em áreas protegidas da Amazônia
Conselho da Amazônia Legal é presidido pelo vice-presidente Hamilton Mourão.

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 11/05/2020 às 16:35 | Atualizado em: 11/05/2020 às 16:36
O Conselho Nacional da Amazônia Legal anunciou a deflagração de operações contra “atividades ilegais em áreas protegidas por lei federal”. As operações, de acordo com o conselho, começam a partir de Porto Velho, Cuiabá e Marabá (PA).
Segundo a Agência Brasil, as ações ocorrem no âmbito da Operação Verde Brasil 2.
Conforme nota divulgada pela Vice-Presidência da República, fiscais estão fazendo buscas e autuações nos locais, protegidos por forças federais.
Essas forças atuam na região com poder de polícia conferido pelo decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
A legislação foi instituída para “prevenir e reprimir delitos ambientais, bem como dar combate a focos de incêndio”.
A fiscalização é do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
As operações, no entanto, foram planejadas tendo por base relatórios da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
A Abin é o órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). Por sua vez, as imagens são geradas pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).
Segundo a nota divulgada pelo conselho, que é comandado pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, detalhes da operação serão apresentados ainda hoje (11) durante coletiva de imprensa. Nessa coletiva estarão ministros e autoridades militares, entre elas o próprio vice-presidente.
Foto: José Cruz/ABr – 27/jun/2018