Indígenas do Parque das Tribos fazem testes do coronavírus em UBS

Durante os próximos 30 dias, a unidade móvel vai aplicar testes rápidos em 700 famílias da comunidade

TCU cobra governo Bolsonaro sobre ações de proteção à saúde indígena

Publicado em: 22/05/2020 às 09:13 | Atualizado em: 22/05/2020 às 09:18

Indígenas dos Parques das Tribos começaram a realizar testes do coronavírus na UBS móvel. Esta, portanto, que iniciou o atendimento na quarta-feira, dia 20.  Durante os próximos 30 dias, a unidade vai aplicar testes rápidos em 700 famílias da comunidade.

“Estamos gratos ao Tupã e à prefeitura pelo atendimento excelente”, disse o mais novo cacique Miqueias Moreira, 33, da etnia kokama, ao testar negativo para o coronavírus (covid-19) na UBS Móvel instalada pela Prefeitura de Manaus na comunidade Parque das Tribos, bairro Tarumã, zona oeste.

“O prefeito [Arthur Virgílio Neto] abraçou a causa e nos deu acesso a essa unidade”, disse o indígena. Ele é auxiliar administrativo e perdeu o pai Messias Moreira, antigo cacique, para o coronavírus.

“Nós não vamos abrir mão dessa luta. Se não cuidarmos dos nossos índios, serão mais de dez mil anos de civilização indígena perdidos para uma doença maligna”.

De acordo com Arthur, o esforço é para evitar um genocídio na região.

Os serviços oferecidos na UBS Móvel incluem vacinação contra a influenza. Assim como consultas médicas, orientações sobre saúde bucal. E sobretudo os testes do coronavírus.

Foto: Alex Pazuello/Semcom

 

 

Leia mais

Arthur diz à mídia internacional que teme genocídio de indígenas no AM