App Sasi fez 92,4 mil atendimentos durante pandemia no Amazonas
Com nรญvel de satisfaรงรฃo de excelรชncia, usuรกrios relatam que pessoas com sinais e sintomas do coronavรญrus podem receber acolhimento psicolรณgico

Ferreira Gabriel
Publicado em: 19/06/2020 ร s 10:26 | Atualizado em: 19/06/2020 ร s 10:30
Em funcionamento desde 1ยบ de abril, o aplicativo Sasi realizou 92.477 atendimentos de pessoas com sinais e sintomas de Covid-19.
Alรฉm disso, o Sasi teve, entre os usuรกrios, nota de satisfaรงรฃo 4,8. Sobretudo em uma escala que vai atรฉ 5.
O atendimento na plataforma รฉ feito por alunos. Assim como por professores voluntรกrios da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em quatro modalidades. Portanto, sรฃo elas,ย Chatbot,ย Call center, acesso remoto e acolhimento psicolรณgico.
โNesses dois meses, nรณs tivemos 92.477 atendimentos. Sรฃo 157 alunos das รกreas de Enfermagem, Medicina e Odontologia, profissionais tambรฉm da Enfermagem e Medicina, envolvendo mรฉdicos, enfermeiros, odontรณlogos. E temos tambรฉm trabalhando noย call center, 32 profissionais, sendo 16 farmacรชuticos e 16 enfermeiros, que estรฃo atendendo a populaรงรฃoโ, explica a coordenadora do Labtechs da UEA, professora Elielza Guerreiro Menezes.
De acordo com a coordenadora, os atendimentos pela plataforma ajudaram a desafogar unidades de saรบde. A princรญpio, as orientaรงรตes feitas pelo Sasi indicam unidades de saรบde. Esta, de acordo com o pรบblico que busca informaรงรฃo.
Alรฉm do Amazonas, moradores de outros estados utilizam o aplicativo. โQuando fizemos o mapeamento de atendimento nas regiรตes do Brasil, vimos que recebemos solicitaรงรตes de vรกrios estados, como Sรฃo Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Sรฃo pessoas que tรชm familiares residentes em Manaus e entraram em contato com nosso serviรงo deย chatbotย para orientaรงรตes de como proceder nos encaminhamentos a esses familiaresโ, afirma.
Leia mais
https://bncamazonas.com.br/ta_na_midia/amazonas-tem-retracao-na-pademia-de-coronavirus-aponta-pesquisa/
Formaรงรฃo
Para os alunos da UEA, participar do atendimento pelo Sasi agrega na formaรงรฃo profissional. โOs alunos contribuem com as informaรงรตes pertinentes ร Covid-19. Eles sairรฃo daqui com um novo olhar, um novo conhecimento e aprendizado, uma vivรชncia รบnica. O aluno que passou esses dois meses vivenciando a pandemia, dentro desse espaรงo, orientando a comunidade sai daqui enriquecido. Sรฃo usuรกrios do SUS que eles atenderรฃo na prรกtica apรณs a formaรงรฃo e jรก estarรฃo ambientados com as orientaรงรตes devidas e necessรกriasโ, conta a professora.
Acolhimento psicolรณgico
Uma das frentes de atendimento do aplicativo รฉ o acolhimento psicolรณgico feito por 20 psicรณlogos. Sobretudo resultado de uma aรงรฃo de rede entre a UEA, Fundaรงรฃo Oswaldo Cruz (Fiocruz). Bem como a Secretaria de Saรบde do Amazonas (Susam) e Conselho Regional de Psicologia da 20ยช regiรฃo.
โร importante que as pessoas saibam que, em algum lugar, hรก a possibilidade de serem escutadas dentro das suas ansiedades, angรบstias, tristezas e suas frustraรงรตes. Todos nรณs, de alguma maneira, sofremos perdas nesse momento da pandemia, seja de pessoas ou de projetos, entรฃo, รฉ muito importante que elas saibam que, em um determinado lugar, existe alguรฉm para acolher naquele momento. Foram encaminhadas 777 chamadas para nรณs nesse perรญodo. A pessoa entra noย appย do Sasi e lรก tem uma opรงรฃo โquero falar sobre as minhas emoรงรตesโ. Quando ela entra ali, vai encontrar um caminho atรฉ a ligaรงรฃo para o psicรณlogoโ, orienta a coordenadora de Acolhimento Psicolรณgico noย call center, professora Sรดnia Lemos.
Foto: Edson Aquino/Secom