Ministro Luiz Fux é eleito presidente do STF e Rosa Weber, vice
O ministro Luiz Fux ocupa, atualmente, a vaga de vice-presidente e passará a comandar o tribunal no dia 10 de setembro.

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 25/06/2020 às 16:18 | Atualizado em: 25/06/2020 às 16:18
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux foi eleito, nesta quinta-feira (25), para o cargo de presidente da corte.
Atualmente, Fux ocupa a vaga de vice-presidente e passará a comandar o tribunal no dia 10 de setembro. Será nessa data, portanto, o término do mandato de dois anos do presidente, Dias Toffoli.
De acordo com a Agência Brasil, em breve discurso, Fux disse que vai se empenhar para manter o patamar do STF.
“Prometo aos meus colegas que vou lutar intensamente para manter o Supremo Tribunal Federal no mais alto patamar das instituições brasileiras. Vou sempre me empenhar pelos valores morais, pelos valores republicanos, me empenhar pela luta pela democracia e respeitar a independência entre os poderes dentro dos limites da Constituição e da lei. Que Deus me proteja”, disse.
A eleição ocorreu, porém, de forma simbólica porque não há disputa. A investidura no cargo segue, portanto, a ordem de antiguidade de entrada no tribunal.
Luiz Fux tomou posse no STF em 2011. Isso se deu após ser indicado para o cargo pela ex-presidente da República Dilma Rousseff e ser aprovado pelo Senado.
O ministro é magistrado de carreira desde 1983 e também foi responsável pela elaboração do Código de Processo Civil (CPC), aprovado pelo Congresso em 2015.
Antes de chegar ao tribunal, Fux era ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A vice-presidente será a ministra Rosa Weber.
Foto: Nelson Jr./SCO/STF