FVS apura combate ao coronavírus em Silves e Itapiranga, área da Eneva
De acordo com a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, serão verificadas as medidas de prevenção e combate à Covid-19 nos municípios

Publicado em: 22/07/2020 às 19:47 | Atualizado em: 22/07/2020 às 19:47
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) investiga, nesta quarta-feira (22), a situação epidemiológica de Covid-19 nos municípios de Silves e Itapiranga (a 204 e 227 quilômetros de Manaus, respectivamente). Ali, residem empregados da empresa Eneva que foram infectados pelo coronavírus.
De acordo com a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, serão verificadas as medidas de prevenção e combate à Covid-19 nos municípios.
“Vamos identificar as áreas de risco e suscetíveis, e averiguar as ações de prevenção e controle da doença e identificação de possíveis novos casos através de exame laboratorial”, afirmou.
A equipe técnica enviada aos municípios é composta por cinco profissionais da Comissão e Serviços de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Ceciss). Bem como do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest). Assim também da Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE). E também do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
Além disso, compõem a equipe dois técnicos da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam).
Acordo
Um acordo judicial para conter a disseminação do novo coronavírus foi firmado entre a Eneva, o Ministério Público do Trabalho (MPT). Assim como o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e a Defensoria Pública do Estado (DPE-AM).
Este acordo, portanto, ocorreu após comprovação de contágios entre os empregados da empresa. Posteriormente foi feita constatação do MPT de ausência de providências por parte da empresa para conter a disseminação do vírus.
Foto: Divulgação/DPE
Leia mais
Empresa afirma que cumpre acordo contra coronavírus no Campo do Azulão