Seis dos oitos mortos em Nova Olinda já foram identificados
Segundo a Polícia Federal, que investiga denúncias de tortura e abusos policiais, há pelo menos cinco pessoas desaparecidas na região

Ferreira Gabriel
Publicado em: 18/08/2020 às 10:15 | Atualizado em: 18/08/2020 às 10:15
De um total de oito mortos em confrontos na região do Rio Abacaxis, em Nova Olinda do Norte, seis já foram identificados e enterrados.
Conforme onda de violência no município situado a 134 quilômetros de Manaus, um indígena, um casal de ribeirinhos, um adolescente e dois policiais militares estão entre as vítimas. Entretanto, dois corpos ainda não foram identificados.
Segundo a Polícia Federal, que investiga denúncias de tortura e abusos policiais, há pelo menos cinco pessoas desaparecidas na região.
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) declarou, por meio de nota, que está acompanhando as denúncias. Além disso, a pasta já abriu inquéritos sobre todas as mortes.
Em suma, a operação teve início na cidade no dia 3 de agosto. A princípio ocorreu depois que o secretário executivo de Estado, Saulo Moysés Rezende Costa, foi atingido por um disparo no dia 24 de julho, no Rio Abacaxis.
Segundo a SSP-AM, o objetivo é desarticular uma organização criminosa. Esta, portanto, atua na região com a prática de tráfico de drogas, ameaças, homicídios e crimes ambientais.
Segundo relatos de moradores da região, as agressões começaram depois da morte dos dois policiais, no dia 3.
A Polícia Federal está em Nova Olinda para investigar as denúncias de que moradores estariam sofrendo tortura. Bem como abusos por parte da Polícia Militar.
Leia mais no G1
Foto: Divulgação
Leia mais
PF vai à Nova Olinda proteger indígenas e populações tradicionais