Amazonas volta a beirar mil novos contaminados pelo coronavírus

A FVS certamente não ficaria preocupada com a falta de interesse dos prefeitos se o interior do Amazonas, somado, não respondesse por 63% das contaminações por coronavírus

Segunda onda não perde força e mais 2.460 casos são confirmados

Mariane Veiga

Publicado em: 26/09/2020 às 19:26 | Atualizado em: 26/09/2020 às 19:26

Conforme o setor de saúde do governo, até a manhã deste sábado (26) foram registrados 964 novos casos de contágio pelo coronavírus (covid-19).

Com isso, o Amazonas passa a ter o registro oficial de 136.169 casos da doença.

O boletim diário emitido pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) aponta ainda oito mortos pela doença nas últimas 24 horas.

Além dessas vítimas, outras 14 de óbitos em datas anteriores foram confirmados como causa da morte o coronavírus. Como resultado, o Amazonas chegou neste sábado a 4.022 mortes.

De acordo a FVS, há 392 internados em hospitais públicos e particulares. Desses, 132 estão em leitos de UTI, o que significa em estado mais grave da doença.

 

Leia mais

Governo volta a fechar estabelecimentos para conter o avanço do vírus

 

Prefeitos em dívida

Contudo, esses números podem não refletir a real situação do Amazonas diante dos casos de contaminação e mortes pelo coronavírus.

É que, a cada boletim da FVS, aumenta o número de prefeitos que tem deixado de enviar as informações sobre a doença no município. Há casos de prefeitos que estão mais preocupados com a campanha à reeleição e, além de provocar aglomerações e colocar a população em risco, não informa os dados.

Confira a lista dos 19 municípios (31% de 61) cujos prefeitos não mandaram as informações de sexta para sábado:

Apuí

Acorri

Barcelos

Benjamin Constant

Beruri

Caapiranga

Canutama

Itapiranga

Juruá

Jutaí

Nova Olinda do Norte

Novo Aripuanã

Presidente Figueiredo

São Gabriel da Cachoeira

Santa Isabel do Rio Negro

São Paulo de Olivença

Santo Antônio do Içá

Tapauá

Tonantins

 

Leia mais

Registro de 1.214 novos casos de coronavírus alerta segunda onda no AM

 

Festas e aumento da covid-19 atrasam retorno das aulas do fundamental

 

Menos moradores, mais doentes

A FVS certamente não ficaria preocupada com a falta de interesse dos prefeitos se o interior do Amazonas, somado, não respondesse por 63% das contaminações.

E isso é mais alarmante quando se compara os dados dos 61 municípios com a capital. Afinal, Manaus, que tem mais de 2,2 milhões de habitantes dos 4,2 de todo o estado, responde por 36,6% de contaminados. Portanto, a capital tem pelo menos 200 mil moradores a mais que todo o interior do estado e quase a metade dos casos informados pelos municípios.

Entre os prefeitos que não informaram seus dados estão os de municípios campeões de coronavírus, todos acima de 900 casos.

Por exemplo, São Gabriel da Cachoeira (4.283); Barcelos (2.620); Presidente Figueiredo (2.112); Santa Isabel do Rio Negro (2.095); São Paulo de Olivença (1.822); Benjamin Constant (1.588); Santo Antônio do Içá (1.222); Tapauá (971) e Nova Olinda do Norte (969).

Quanto aos óbitos, há vítimas em 60 municípios, fora a capital. No total, sem os dados dos faltosos, há 1.515 casos.

 

 

Foto: Divulgação/FVS