Maioria dos candidatos nas eleições 2020 é homem, negro e com ensino médio
Segundo dados do TSE, a grande diferença em relação ao perfil do pleito de 2016 é o quesito de raça, já que a branca era mais comum há quatro anos

Mariane Veiga
Publicado em: 07/10/2020 às 16:29 | Atualizado em: 07/10/2020 às 16:40
Homem, negro, casado, com 46 anos e ensino médio completo. Esse é o perfil médio dos candidatos que disputam as eleições municipais 2020.
Esta é a primeira vez desde 2014, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a coletar dados de raça, em que o candidato médio é negro. Nas eleições anteriores, a cor de pele mais comum era a branca.
Conforme publicação do G1, são, no total, mais de 548 mil candidatos registrados para participar das eleições deste ano.
Leia mais
Republicanos tira do PSC 1º lugar em candidatos com títulos evangélicos
De acordo com o TSE, os números ainda podem sofrer alterações, com a atualização dos dados ou até com indeferimento e renúncia de candidatos.
Dessa forma, de todas as candidaturas registradas, 49,9% são de pessoas que se declararam pardas ou pretas.
Juntos, pardos e pretos formam os negros, segundo classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Já os brancos representam 47,8% do total. Além disso, 0,4% se declaram indígenas e outros 0,4%, amarelos. Não há informação de raça de 1,6% dos registros.
A proporção de candidatos negros nas eleições deste ano é a maior já registrada pelo TSE. Além disso, é a primeira vez em que os brancos não são mais de 50% dos candidatos. Por isso, houve alteração do perfil médio dos candidatos de branco para negro.
Segundo especialistas, cada vez mais brasileiros estão se declarando negros, o que acaba se refletindo nas candidaturas.
“Os brasileiros estão ficando mais conscientes de sua cor. (…) Quando os indivíduos recebem educação, eles podem se fortalecer e abraçar identidades negras”, diz Andrew Janusz, professor de ciência política da Universidade da Flórida.
Além disso, conforme afirma o professor de ciência política Cristiano Rodrigues, nos últimos anos, houve “vários movimentos que levaram ao aumento das candidaturas negras”.
Quanto às outras características, não houve muita diferença em relação ao perfil médio dos candidatos das últimas eleições municipais, em 2016.
Os candidatos são predominantemente casados (51%), com ensino médio completo (38%) e com uma média de 46 anos.
Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE