Aneel reconhece tarifa social para mais de 65 mil famílias amazonenses
Solicitação foi feita pelo deputado federal Marcelo Ramos. Agência poderá validar o cadastro de outras 400 mil famílias amazonenses

Israel Conte
Publicado em: 22/10/2020 às 15:42 | Atualizado em: 22/10/2020 às 15:42
Em reunião com a direção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o deputado federal Marcelo Ramos (PL) conseguiu que a agência reconhecesse a tarifa social para mais de 65 mil famílias que não fizeram seu recadastramento para manter o benefício por conta da pandemia.
Outra boa notícia aos amazonenses: a Aneel se comprometeu em validar o cadastro de mais famílias amazonenses. Com isso, a tarifa social poderá atingir cerca de 400 mil famílias.
“Nossa reunião com o diretor da Aneel, André Pipetoni, foi no sentido de criarmos mecanismos para que mais famílias possam ter acesso à tarifa social de energia. De primeira, já houve a garantia de que as milhares de pessoas que não conseguiram se recadastrar para não causar aglomerações nos CRAS terão seu benefício revalidado”, disse Ramos.
Leia mais
Marcelo contabiliza 113 votos e pode ter a bênção de Maia para presidir a Câmara
Segundo Ramos, hoje, cerca de 200 mil famílias têm o direito à tarifa social no Amazonas. Mas ele afirma que esse número pode chegar a 400 mil famílias beneficiadas.
Portaria desobriga recadastramento
Neste ano, o Ministério da Cidadania baixou a Portaria 433, que desobriga a renovação do cadastro único em razão da pandemia.
No entanto, a Aneel não vinha reconhecendo esses cadastros não renovados. Marcelo Ramos acrescentou, ainda, que as pessoas que tiveram e energia cortada por conta deste não reconhecimento passarão a ter a religação e parte da conta ou a íntegra do valor devido será paga pela Aneel, através do benefício da tarifa social.
*Com foto e informações da assessoria de imprensa.