Amazonas cria documento de identidade da pessoa com deficiência

Governador Wilson Lima anunciou edital para destinar R$ 5,5 milhões em recursos a entidades que trabalham com esse público

Amazonas cria documento de identidade da pessoa com deficiência

Publicado em: 22/10/2020 às 19:32 | Atualizado em: 22/10/2020 às 19:32

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), lançou hoje (22) a carteira de identificação para a pessoa com deficiência. O documento substitui o laudo médico e garante acesso prioritário a diversos serviços públicos e privados.

Em evento em Manaus, Wilson apresentou também o aplicativo de internet desenvolvido para a solicitação da identidade.

O novo documento atende ao artigo 110 da Lei Promulgada 241/2015 e comprova prioridade que deve ser dada ao seu dono. Por exemplo, nas unidades de saúde, agências bancárias, caixas eletrônicos, supermercados, transporte e outros.

De acordo com o deputado Álvaro Campelo (Progressistas), a lei é iniciativa da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência, na Assembleia Legislativa (ALE-AM). Ele preside esse bloco de parlamentares na casa.

Campelo disse que a ideia da lei surgiu depois de seguidas reuniões e encontros com as entidades ligadas às causas das pessoas com deficiência. Antes, envolvido com as questões desse público, atuou para reativar a frente parlamentar.

“É um grande marco para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e para reconhecer um direito que é assegurado pela Constituição federal, pela Lei Brasileira de Inclusão e por outras leis”, afirmou o deputado.

 

Apoio a entidades

Durante a solenidade, Wilson anunciou a publicação de um edital do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) para apoiar entidades que se dedicam a pessoas com deficiência.

Conforme ele, o recurso é de R$ 5,5 milhões e o lançamento está previsto para este dezembro.

“Apesar de todas as dificuldades financeiras, apesar da pandemia [do coronavírus, a covid-19], a gente tem feito um esforço, e eu sempre tenho dito para os meus secretários para priorizar o que é importante. Educação é prioridade, saúde é prioridade, atendimento ao deficiente é prioridade”.

 

Leia mais

Governo do AM chama mais 50 aprovados em concurso de 2011 para PM

 

 

Foto: Arthur Castro/Secom