PIB de trimestre cresce 7,5%, mas está longe de equilibrar economia 

O PIB de 7,5% não é suficiente para recuperar o nível de atividade econômica que ainda se encontra 5% abaixo do observado no quarto trimestre de 2019.

pib, trimestre, cresce, economia

Publicado em: 20/11/2020 às 01:11 | Atualizado em: 20/11/2020 às 01:11

O PIB (Produto Interno Bruto) teve crescimento de 7,5% no terceiro trimestre deste ano na comparação com o segundo trimestre. No entanto, o número não é suficiente para cobrir a retração do trimestre anterior. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país.

A informação publicada na Agência Brasil é do Monitor do PIB, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgado nessa quinta (19). 

“O forte crescimento de 7,5% da economia brasileira no terceiro trimestre, reverte, em parte, a forte retração de 9,7%”. A afirmação é do coordenador da pesquisa, Claudio Considera.

Ele se refere a retração registrada no segundo trimestre deste ano. O motivo foi a chegada da pandemia de covid-19 ao Brasil, a partir de março.

Considera diz, no entanto, que “este crescimento não é suficiente para recuperar o nível de atividade econômica que ainda se encontra 5% abaixo do observado no quarto trimestre do ano passado”.

De acordo com ele, apesar da recuperação disseminada entre as atividades econômicas, o setor de serviços ainda encontra dificuldades para se recuperar.

Os serviços, por sua vez, tiveram alta de 5,5%, bem abaixo dos 13,4% da indústria. 

 

Foto: Agência de Notícias do Paraná