Mulher é primeiro caso de reinfecção da covid no Amazonas, afirma Fiocruz
Outros casos identificados pela FVS-AM seguem em investigação

Ferreira Gabriel
Publicado em: 13/01/2021 às 18:51 | Atualizado em: 13/01/2021 às 18:51
Uma mulher é o primeiro caso confirmado por sequenciamento genético de reinfecção de coronavírus (covid-19) no Amazonas. Os exames laboratoriais do vírus foram feitos pela Fiocruz Amazônia.
A informação foi divulgada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) nesta quarta (13). Conforme o órgão, a confirmação do caso já foi feita ao Ministério da Saúde, por meio do setor próprio.
De acordo com a FVS, a paciente respondeu aos critérios de definição de reinfecção como, por exemplo, dois exames positivos de RT-PCR, no intervalo de 90 dias entre as contaminações.
Dessa maneira, a Fiocruz detectou na análise da segunda infecção a linhagem genética do vírus (B.1.1.28/K417N/E484K/N501Y). Trata-se, portanto, de uma variante amazônica do coronavírus, registrada inicialmente no Japão.
Segundo o diretor de inovação e pesquisa da Fiocruz Amazônia, virologista Felipe Naveca, a paciente está curada. A princípio, foi ele o responsável pela identificação desse primeiro caso de reinfecção no Amazonas.
Em conclusão, disse que há outros casos identificados pela FVS que seguem em investigação.
Leia mais
Foto: Michell Mello/ Secom