Capitão Alberto Neto prevê leitos de UTI nas cidades do país com 50 mil habitantes

No Amazonas apenas a capital possui leitos de Terapia Intensiva (UTI), tão essenciais para o tratamento de pacientes graves com covid-19 e outras doenças

Projeto de Capitão Alberto Neto prevê leitos de UTI em todas as cidades com 50 mil habitantes

Da Redação do BNC AMAZONAS

Publicado em: 12/02/2021 às 19:33 | Atualizado em: 12/02/2021 às 19:36

O deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM)  prevê a obrigatoriedade para abertura de leitos de UTI em municípios com mais de 50 mil habitantes em todo Brasil, por meio do Projeto de Lei 210/2021.

Por isso, um dos primeiros projetos de lei sugeridos pelo parlamentar está em tramitação e o deputado quer urgência na apreciação do texto.

Para ele, os cidadãos não podem esperar outra onda de pandemia para serem assistidos às pressas, como tem ocorrido no Amazonas, onde os doentes estão sendo levados de avião para outros estados com leitos disponíveis.

“O Amazonas está vivendo uma verdadeira operação de guerra para salvar vidas, nos hospitais de Manaus. Mas, sabemos que essa medida precisa ser constante e não apenas no pico da covid-19”, reforçou.

Projeto de Lei

O projeto prevê a abertura de leitos de UTI suficientes para atender a demanda em municípios com ou mais de 50 mil habitantes.

Já nos municípios com ou mais de 100 mil habitantes essa quantidade de leitos de UTI proporcional deve ser dobrada, a fim de atender as populações das cidades adjacentes com menos de 50 mil habitantes.

Em municípios com 50 mil habitantes serão criados entre 5 e 10 leitos de UTI, e os municípios com 100 mil habitantes terão entre 15 e 25 leitos de UTI.

Esses leitos poderão ser disponibilizados para outros municípios conforme a demanda.

Leia mais

Foto: Divulgação