Saúde inclui pessoas com HIV entre prioridades na vacinação contra a covid

Orientação da nota técnica já está em vigor e será publicada em abril

Fiocruz recebe voluntários para testes da BCG no combate à covid-19

Ednilson Maciel, da Redação do BNC AMAZONAS

Publicado em: 31/03/2021 às 10:54 | Atualizado em: 31/03/2021 às 10:54

O Ministério da Saúde incluiu as pessoas que vivem com o vírus HIV, entre os adultos de 18 a 59 anos com comorbidades, que serão vacinados contra a covid-19 nas próximas etapas do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Nesse sentido, o presidente da ONG Amigos da Vida, Cristiano Ramos, que atua na proteção de pessoas com HIV, avaliou que essa inclusão é um avanço importante.

De acordo com o Ministério da Saúde, a medida tem como objetivo proteger e evitar casos graves de covid-19 nos grupos mais vulneráveis e que correm mais riscos de hospitalização e morte. A informação é da Agência Brasil.

Além disso, a Pasta também lembra que as pessoas que vivem com HIV e têm 60 anos ou mais serão vacinadas junto com os grupos dessa faixa etária.

Então, a orientação da nota técnica já está em vigor e será publicada em abril, na sexta edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra covid-19.

Como resultado, a mudança incluiu entre as pessoas com comorbidades todos os adultos que vivem com HIV, inclusive aqueles com carga viral indetectável.

Leia mais

Governo do AM quer prioridade para segurança e educação na vacina da covid

Vacina americana contra HIV procura voluntário em Manaus

Foto: Tânia Rêgo / Ag&encia Brasil