Estados Unidos doarão 60 milhões de doses de vacina mundo afora
Os Estados Unidos enfrentam, agora, pressão para aumentar o número de destinatários de suas doações, especialmente para a Índia; não há ainda uma lista definida

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 26/04/2021 às 17:06 | Atualizado em: 26/04/2021 às 17:06
Os Estados Unidos vão doar um lote de 60 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca para outros países.
A doação será feita, entretanto, assim que a quantidade encomendada chegar, afirmou o conselheiro do governo do país para a covid (coronavírus), Andy Slavitt.
O país ainda não decidiu, de acordo com publicação do G1, qual será o destino das vacinas.
O governo de Joe Biden havia dito em março que iria mandar cerca de 4 milhões de doses para seus vizinhos, o México e o Canadá.
Os Estados Unidos enfrentam, agora, pressão para aumentar o número de destinatários de suas doações, especialmente para a Índia.
A vacina de Oxford/AstraZeneca ainda não foi autorizada pela Agência de Drogas e Comida (FDA, na sigla em inglês). O órgão é responsável por esse tipo de permissão nos EUA.
Vacinas de sobra
O governo dos Estados Unidos está seguro de que o país tem doses suficientes com os três fornecedores que até agora têm garantido as vacinas: Johnson & Johnson, Pfizer e Moderna.
“Dado que temos um forte portfolio de vacinas que já foram autorizadas pelo FDA e que a vacina da AstraZeneca não foi liberada, nós não precisamos das doses da AstraZeneca nos próximos meses”, disse o coordenador da Casa Branca (sede do governo) Jeff Zients.
Os EUA estudam, ainda, quais os países que vão receber as doses e também de qual forma vão compartilhar essas vacinas com outras nações.
Leia mais no G1
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil