CPI vai pedir retenĂ§Ă£o do passaporte de Wizard apĂ³s faltar depoimento
O presidente da CPI, senador Omar Aziz disse que o nĂ£o comparecimento de Wizard Ă© um desrespeito "nĂ£o com a CPI, mas com o STF"

Publicado em: 17/06/2021 Ă s 16:19 | Atualizado em: 17/06/2021 Ă s 16:19
O presidente da CPI da Pandemia, Omar Aziz (PSD-AM), anunciou que oficiarĂ¡ a Justiça Federal pedindo a retenĂ§Ă£o, pela PolĂcia Federal, do passaporte do empresĂ¡rio Carlos Wizard. Ele nĂ£o compareceu ao depoimento previsto para esta quinta (17) na comissĂ£o.
Wizard se encontraria nos Estados Unidos.
Portanto, Aziz determinou que o passaporte seja devolvido apenas apĂ³s a prestaĂ§Ă£o de depoimento Ă CPI.
Acrescentou que vai oficiar o juiz criminal para “requisitar Ă autoridade policial a apresentaĂ§Ă£o da testemunha faltosa”, eventualmente com auxĂlio da força pĂºblica.
A princĂpio, o empresĂ¡rio obteve na vĂ©spera um habeas corpus, concedido pelo ministro LuĂs Roberto Barroso, do STF, concedendo-lhe o direito de nĂ£o responder a perguntas que o incriminassem.
Omar Aziz criticou com veemĂªncia Wizard por, mesmo assim, nĂ£o ter comparecido.
“Hoje, Ă s 7h da manhĂ£, a secretaria da comissĂ£o recebeu pedido dos advogados de Carlos Wizard de audiĂªncia com esta presidĂªncia para tratar de “redesignaĂ§Ă£o de data”. É uma brincadeira dele, nĂ©? Uma data combinada para ele vir”, indignou-se.
O presidente da CPI disse que o nĂ£o comparecimento de Wizard Ă© um desrespeito “nĂ£o com a CPI, mas com o STF”.
“O que me espanta Ă© um cidadĂ£o procurar o STF para conseguir um habeas corpus para vir a esta CPI e ficar em silĂªncio, e nĂ£o aparecer. EntĂ£o para que foi ao Supremo, se nĂ£o vinha? O ministro Barroso com certeza tem muitos afazeres. O sr. Carlos Wizard estĂ¡ achando que conseguir habeas corpus no Supremo Ă© que nem ir Ă quitanda comprar bombom.
Fonte: AgĂªncia Senado
Leia mais
CPI ameaça Wizard de uso de força policial para depoimento
Foto: Marcos Oliveira/AgĂªncia Senado