OAB nacional se reúne para debater pedido de impeachment de Bolsonaro
A ordem aponta que seu conselho federal recebeu extenso e bem fundamentado parecer de uma comissão composta por alguns dos maiores juristas do país

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 01/07/2021 às 20:00 | Atualizado em: 01/07/2021 às 22:06
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) convocou hoje (1°) uma reunião extraordinária. Com isso vai debater se a entidade apresentará um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro.
Segundo nota divulgada pela entidade, o encontro ocorrerá no dia 20 deste mês.
De acordo com o presidente da instituição, Felipe Santa Cruz, “os fatos recentes, desvendados pela CPI da covid no Senado, colocam ainda mais luz sobre a responsabilidade clara do governo federal com relação à tragédia que vivemos”.
Ao mesmo tempo, ele acrescenta que o direito constitucional básico – o direito à vida- está sob séria ameaça.
“Portanto, não é mais possível adiar o debate sobre a possível apresentação, por parte de nossa entidade, do pedido de impeachment do presidente”, segue a entidade.
Assim como, a ordem aponta que seu conselho federal recebeu “um extenso e bem fundamentado parecer de uma comissão composta por alguns dos maiores juristas do país”.
Além disso, contendo “análise jurídica que aponta para cometimento de crimes pelo presidente da República, indicando elementos para que a OAB pudesse, inclusive, apresentar pedido de impeachment do presidente por crime de responsabilidade”.
Leia mais no DOL.
Leia mais
Presidente do Senado sugere ao da Câmara atenção a pedido de impeachment
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil