Militares ameaçam presidente da CPI por falar a verdade

Segundo colunista do UOL o senador Omar Aziz nĂ£o atacou as Forças Armadas e sim as defendeu durante sua fala de quarta-feira

Publicado em: 08/07/2021 Ă s 08:31 | Atualizado em: 08/07/2021 Ă s 08:31

Absurda, golpista e mentirosa a nota do MinistĂ©rio da Defesa, assinada tambĂ©m pelos trĂªs comandantes militares, em reaĂ§Ă£o Ă  fala do senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI.

Em primeiro lugar, Aziz nĂ£o atacou as Forças Armadas, mas as defendeu.

Em segundo lugar, quem dispõe de armas nĂ£o pode fazer ameaças. Ainda mais em nome da democracia.

Leia mais

Presidente da CPI da covid manda prender ex-diretor da pasta da SaĂºde

Se algum fundamento da Carta Ă© violado, deve recorrer Ă  Justiça, nĂ£o aos canhões.

Em terceiro lugar, mas nĂ£o menos importante, indago: de que trecho da fala do senador os militares discordam?

Vamos recuperar o que ele disse quando Roberto Ferreira Dias, ex-diretor de LogĂ­stica da SaĂºde, afirmou ter sido sargento da AeronĂ¡utica:
“Olha, eu vou dizer uma coisa: as Forças Armadas, os bons das Forças Armadas, devem estar muito envergonhados com algumas pessoas que hoje estĂ£o na mĂ­dia. Porque fazia muito tempo, fazia muitos anos, que o Brasil nĂ£o via membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua dentro do Governo. Fazia muitos anos”.

E acrescentou:
“AliĂ¡s, eu nĂ£o tenho nem notĂ­cia disso na Ă©poca da exceĂ§Ă£o que houve no Brasil, porque o [JoĂ£o Baptista] Figueiredo morreu pobre; porque o [Ernesto] Geisel morreu pobre; porque a gente conhecia… E eu estava, naquele momento, do outro lado, contra eles. Uma coisa de que a gente nĂ£o os acusava era de corrupĂ§Ă£o. Mas, agora, Força AĂ©rea Brasileira, coronel [GlĂ¡ucio Octaviano] Guerra, coronel Elcio [Franco], general [Eduardo] Pazuello… E haja envolvimento de militares”.

Como se pode perceber claramente, o senador distingue as instituições de eventuais maus militares. É tĂ£o generoso que poupa atĂ© prĂ³ceres da ditadura de acusações de malfeitos.

A nota de Braga — e nĂ£o Ă© a primeira vez que o vemos flertar com respostas heterodoxas —, com o endosso dos trĂªs comandantes, acaba, na prĂ¡tica, por misturar os maus e os bons porque todos unidos pelo uniforme.

E olhem que Aziz poderia ter citado outros tantos.

Leia mais na coluna do Reinaldo Azevedo

Foto: AgĂªncia Senado