A crise da democracia representativa

Segundo Lรบcio Carril, "aqui no Brasil, a democracia liberal estรก levando o paรญs a uma grave crise polรญtica, com dois lados opostos se engalfinhando como numa disputa entre o bem e o mal". Leia o que diz o sociรณlogo

A crise da democracia representativa

Ednilson Maciel, por Lรบcio Carril*

Publicado em: 13/05/2025 ร s 14:47 | Atualizado em: 13/05/2025 ร s 14:47

Poderia ser risรญvel se nรฃo fosse um escรกrnio a Cรขmara federal aumentar o nรบmero de deputados federais e, por conseguinte, as assembleias estaduais aumentarem suas bancadas. Justamente num momento de crise acentuada da democracia liberal no mundo.

Sim, a crise da democracia representativa liberal estรก posta hรก mais de um sรฉculo. O modelo iniciou em meados do sรฉculo XVII na Inglaterra, com a Revoluรงรฃo Gloriosa e a imposiรงรฃo de limites ao absolutismo, criando uma monarquia parlamentarista, e se espalhou pelo sรฉculo XVIII, atravรฉs do pensamento iluminista e a Revoluรงรฃo Francesa.

Chegou ao sรฉculo XX com a forรงa de uma formiga, carregando um peso maior do que supunha aguentar. Nรฃo demorou para fazer eclodir governos autoritรกrios na Europa. No final da segunda dรฉcada desse sรฉculo, seu parceiro, o liberalismo econรดmico, pariu a Grande Depressรฃo nos Estados Unidos, paรญs conhecido como referรชncia da democracia liberal.

A democracia representativa tem se mostrado frรกgil para garantir direitos coletivos. Foi importante para substituir as autocracias monรกrquicas, mas vem se apresentando como o problema causal da exclusรฃo social e limitaรงรฃo dos direitos individuais e coletivos, imposto por instituiรงรตes colapsadas na sua capacidade de representaรงรฃo.

O sociรณlogo espanhol Manuel Castells, no livro Ruptura: a crise da democracia liberal, resume com clareza essa crise, ao revelar que a democracia liberal criou um distanciamento entre governos e cidadรฃos. As eleiรงรตes nรฃo tรชm sido suficientes para aprofundar a representaรงรฃo, pois os representantes terminam por constituir um grupo de interesses divorciado dos interesses dos seus representados:

“A polรญtica se profissionaliza, e os polรญticos se tornam um grupo social que defende seus interesses comuns acima dos interesses daqueles que eles dizem representaremโ€.

Isso ficou claro nos รบltimos anos no parlamento brasileiro. Deputados criaram instrumentos de ocultaรงรฃo do uso do recurso pรบblico, atravรฉs do “orรงamento secreto” e “emendas pix”, agravando o sistema representativo na proporรงรฃo que votavam contra zerar impostos da cesta bรกsica e pela retirada de direitos sociais conquistados nas รบltimas dรฉcadas.

A populaรงรฃo tem se mostrado alheia ao processo eleitoral, como se o voto popular nรฃo fosse o responsรกvel pela escolha dos seus representantes. Nรฃo existe um sentimento de pertencimento com a coisa pรบblica. Essa descrenรงa tem proporcionado a ascensรฃo de governos autoritรกrios no mundo, sob a bandeira da nรฃo-polรญtica.

Somam-se a isso, partidos polรญticos frรกgeis e um judiciรกrio classista, composto por castas e enclausurado na vaidade dos seus agentes pรบblicos.

Aqui no Brasil, a democracia liberal estรก levando o paรญs a uma grave crise polรญtica, com dois lados opostos se engalfinhando como numa disputa entre o bem e o mal. De um lado, o liberalismo econรดmico e seu anseio de ter o Estado transformado em empresa, e de outro, segmentos polรญticos e sociais lutando para garantir direitos democrรกticos de um sistema em crise.

O mundo sรณ vai sair do sรฉculo XVIII quando comeรงar a usar os novos recursos tecnolรณgicos para construir uma democracia de participaรงรฃo direta do cidadรฃo. A democracia participativa รฉ uma exigรชncia polรญtica e civilizatรณria dos nossos tempos. O poder ร  sociedade civil รฉ o รบnico caminho capaz de consolidar a democracia, impedir governos autoritรกrios e garantir direitos polรญticos e sociais que assegurem participaรงรฃo do cidadรฃo e da cidadรฃ e bem-estar social.

Temos todos os instrumentos que possibilitam a democracia direta e no caso do Brasil, a Constituiรงรฃo de 1988 garantiu a participaรงรฃo popular nos destinos da naรงรฃo. Infelizmente, atรฉ hoje apenas um plebiscito foi feito para ouvir o povo brasileiro sobre o sistema polรญtico. Temos as bases legais para avanรงar na consolidaรงรฃo de um regime polรญtico que ouรงa o povo, fortaleรงa as instituiรงรตes e diminua a representaรงรฃo.

*O autor รฉ sociรณlogo.

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