A crise da democracia representativa
Segundo Lรบcio Carril, "aqui no Brasil, a democracia liberal estรก levando o paรญs a uma grave crise polรญtica, com dois lados opostos se engalfinhando como numa disputa entre o bem e o mal". Leia o que diz o sociรณlogo

Ednilson Maciel, por Lรบcio Carril*
Publicado em: 13/05/2025 ร s 14:47 | Atualizado em: 13/05/2025 ร s 14:47
Poderia ser risรญvel se nรฃo fosse um escรกrnio a Cรขmara federal aumentar o nรบmero de deputados federais e, por conseguinte, as assembleias estaduais aumentarem suas bancadas. Justamente num momento de crise acentuada da democracia liberal no mundo.
Sim, a crise da democracia representativa liberal estรก posta hรก mais de um sรฉculo. O modelo iniciou em meados do sรฉculo XVII na Inglaterra, com a Revoluรงรฃo Gloriosa e a imposiรงรฃo de limites ao absolutismo, criando uma monarquia parlamentarista, e se espalhou pelo sรฉculo XVIII, atravรฉs do pensamento iluminista e a Revoluรงรฃo Francesa.
Chegou ao sรฉculo XX com a forรงa de uma formiga, carregando um peso maior do que supunha aguentar. Nรฃo demorou para fazer eclodir governos autoritรกrios na Europa. No final da segunda dรฉcada desse sรฉculo, seu parceiro, o liberalismo econรดmico, pariu a Grande Depressรฃo nos Estados Unidos, paรญs conhecido como referรชncia da democracia liberal.
A democracia representativa tem se mostrado frรกgil para garantir direitos coletivos. Foi importante para substituir as autocracias monรกrquicas, mas vem se apresentando como o problema causal da exclusรฃo social e limitaรงรฃo dos direitos individuais e coletivos, imposto por instituiรงรตes colapsadas na sua capacidade de representaรงรฃo.
O sociรณlogo espanhol Manuel Castells, no livro Ruptura: a crise da democracia liberal, resume com clareza essa crise, ao revelar que a democracia liberal criou um distanciamento entre governos e cidadรฃos. As eleiรงรตes nรฃo tรชm sido suficientes para aprofundar a representaรงรฃo, pois os representantes terminam por constituir um grupo de interesses divorciado dos interesses dos seus representados:
“A polรญtica se profissionaliza, e os polรญticos se tornam um grupo social que defende seus interesses comuns acima dos interesses daqueles que eles dizem representaremโ.
Isso ficou claro nos รบltimos anos no parlamento brasileiro. Deputados criaram instrumentos de ocultaรงรฃo do uso do recurso pรบblico, atravรฉs do “orรงamento secreto” e “emendas pix”, agravando o sistema representativo na proporรงรฃo que votavam contra zerar impostos da cesta bรกsica e pela retirada de direitos sociais conquistados nas รบltimas dรฉcadas.
A populaรงรฃo tem se mostrado alheia ao processo eleitoral, como se o voto popular nรฃo fosse o responsรกvel pela escolha dos seus representantes. Nรฃo existe um sentimento de pertencimento com a coisa pรบblica. Essa descrenรงa tem proporcionado a ascensรฃo de governos autoritรกrios no mundo, sob a bandeira da nรฃo-polรญtica.
Somam-se a isso, partidos polรญticos frรกgeis e um judiciรกrio classista, composto por castas e enclausurado na vaidade dos seus agentes pรบblicos.
Aqui no Brasil, a democracia liberal estรก levando o paรญs a uma grave crise polรญtica, com dois lados opostos se engalfinhando como numa disputa entre o bem e o mal. De um lado, o liberalismo econรดmico e seu anseio de ter o Estado transformado em empresa, e de outro, segmentos polรญticos e sociais lutando para garantir direitos democrรกticos de um sistema em crise.
O mundo sรณ vai sair do sรฉculo XVIII quando comeรงar a usar os novos recursos tecnolรณgicos para construir uma democracia de participaรงรฃo direta do cidadรฃo. A democracia participativa รฉ uma exigรชncia polรญtica e civilizatรณria dos nossos tempos. O poder ร sociedade civil รฉ o รบnico caminho capaz de consolidar a democracia, impedir governos autoritรกrios e garantir direitos polรญticos e sociais que assegurem participaรงรฃo do cidadรฃo e da cidadรฃ e bem-estar social.
Temos todos os instrumentos que possibilitam a democracia direta e no caso do Brasil, a Constituiรงรฃo de 1988 garantiu a participaรงรฃo popular nos destinos da naรงรฃo. Infelizmente, atรฉ hoje apenas um plebiscito foi feito para ouvir o povo brasileiro sobre o sistema polรญtico. Temos as bases legais para avanรงar na consolidaรงรฃo de um regime polรญtico que ouรงa o povo, fortaleรงa as instituiรงรตes e diminua a representaรงรฃo.
*O autor รฉ sociรณlogo.
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