Amazonas ganha pouco mais de 24 mil eleitores jovens este ano

O Tribunal Superior Eleitoral comunicou que a procura, neste ano, superou os registros das eleições em 2018 e 2014

amazonas, ganha, eleitores, jovens

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 02/05/2022 às 22:02 | Atualizado em: 02/05/2022 às 22:02

Entre janeiro e março deste ano, o Amazonas ganhou 24.007 jovens eleitores entre 15 a 18 anos. Neste mesmo período e na mesma faixa etária, o país registrou 1.144.481 eleitores. O prazo para emissão e regularização de título termina nesta quarta-feira (4).

Embora tenha registrado o menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral nas últimas três décadas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) comunicou que a procura, neste ano, superou os registros das eleições em 2018 e 2014.

O TSE acredita que a campanha de incentivo para que os jovens obtenham o título tem funcionado.

No Amazonas, houve a campanha “Tire o título e tire Bolsonaro” que viralizou nas redes sociais junto com duas bandeiras regionais: a defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Por outro lado, os bolsonaristas nas redes sociais tem incentivado seus filhos a tirarem o título.

Para o cientista político e analista do TSE, Diogo Cruvinel, o interesse recorde dos jovens pelo primeiro título se justifica por alguns fatores.

“A Justiça Eleitoral sempre realiza campanhas de conscientização e incentivo ao eleitorado como um todo, em especial aos jovens, por meio da mídia e nas escolas. Neste ano, pela primeira vez, a campanha contou com a adesão espontânea de artistas e influenciadores, que dialogam diretamente com esse eleitorado, o que ajudou a impulsionar esses números”, avaliou.

Leia mais

Eleitores dizem que TRE nega título para evitar ‘voto em Bolsonaro’ 

Site do TSE cai a 48 horas do fim do prazo para regularizar título 

Maioria de eleitoras jovens

Do total de jovens eleitores que buscaram o título no estado, 12.924 são mulheres ou 53,8% do total. Os homens são ao todo 11.083 ou 47,2%.

A faixa etária que mais procurou o título eleitoral foi a de 17 anos com 8.813 inscritos, 36,7% do total.
Os adolescentes de 15 anos que vão fazer 16 antes do primeiro turno foram os que menos procuraram. Tiraram o título nessa faixa 923 jovens.

Nesta semana, o TSE ainda vai divulgar o número de eleitores do mês de abril e, em julho, do geral de cadastrados.

Foto: TRE-AM/divulgação