Átila conquista 9º mandato de deputado federal
Decano da bancada amazonense obteve 99.476 votos e foi o quinto mais votados do pleito. Experiência política e trabalho no interior fizeram a diferença

Antônio Paulo, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 02/10/2022 às 22:21 | Atualizado em: 02/10/2022 às 22:23
O deputado federal Átila Lins (PSD-AM) conquistou neste domingo, 2 de outubro, o seu 12º mandato, sendo a nona reeleição à Câmara dos Deputados.
Antes dos consecutivos mandatos de deputado federal, o decano da bancada amazonense teve três mandatos na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), como deputado estadual.
Com 99.476 votos (5,05%%), o quinto mais votado pleito, Átila Lins foi o mais votado do seu partido, o PSD. Com ele, foi eleito o deputado Sidney Leite, que obteve 99.422 votos.
Átila, que sempre teve boas votações especialmente no interior do Estado, corria um sério risco de não se reeleger nas eleições de 2022.
Sendo assim, com o fim das coligações proporcionais, os partidos passaram a ter peso para conseguir o quociente eleitoral.
Este ano, para eleger um deputado federal do Amazonas, eram necessários entre 185 mil a 230 mil votos.
O parlamentar tinha nas mãos o Progressistas (PP), do qual era presidente estadual.
Estratégia certeira
No entanto, não tinha candidatos suficientes para formar uma chapa forte de federais e eleger pelo menos um deputado.
Diante disso e com a experiência de longa data, Átila foi à procura de um partido forte para se abrigar e conseguir se eleger.
Assim, foi convidado a ir para o Republicanos, de Silas Câmara, ao União Brasil, de Wilson Lima, e ao PL, partido do presidente Bolsonaro.
Mas, Átila optou pelo PSD, do senador Omar Aziz, onde tinha pela frente dois “gigantes” eleitorais: Marcelo Ramos e Sidney Leite.
Com o resultado da eleição deste domingo, o decano Átila Lins, aos 71 anos, sagrou-se vitorioso e conquistou o seu 9º mandato de deputado federal que vai de 2023 a 2026.
Leia mais
Átila Lins propõe a Bolsonaro criação de ministério da Amazônia
Compromissos
Ao tomar conhecimento da vitória, Átila reafirmou seus compromissos de continuar defendendo a Zona Fraca de Manaus, o asfaltamento da BR-319.
Além disso, promete continuar ajudando o interior, levando desenvolvimento aos municípios, que hoje enfrentam o êxodo do interior para capital, aumentando os problemas sociais do Estado.
Átila Lins disse ainda que vai continuar defendendo o municipalismo, não aquele municipalismo eleitoreiro, de época de campanha, mas, um municipalismo que garanta recursos para melhorar o desenvolvimento socioeconômico do interior do Estado.
Leia mais
Reafirmando compromissos
“São 44 anos da minha vida pública que venho dedicando ao Amazonas, lutando em Brasília e fora do país, nas missões oficiais, empunhando bandeiras em defesa da Amazônia e do meu povo.
Todos sabem da minha dedicação ao interior do estado ao visita-los não somente nas campanhas eleitorais, mas durante todo o mandato, quase todo o fim de semana em uma calha de rio, ouvindo os reclamos e reivindicações das comunidades.
De tal forma, com mais essa vitória, o 12º mandato e o 9º de deputado federal, venho reiterar o meu compromisso com o povo do meu estado.
“Agradeço os votos dos meus eleitores tanto da capital quanto do interior que mais uma vez depositaram confiança no meu trabalho. Vou continuar lutando pelos interesses e pelo povo do Amazonas”, declarou o reeleito.
Foto: Divulgação