Bolsonaro quer cassação de Lula e Alckmin e suspensão de Janones

Presidente fez todos os pedidos ao TSE na mesma ação

Irritado, Bolsonaro quer reagir logo à 'provocação' da Polícia Federal

Publicado em: 16/10/2022 às 10:02 | Atualizado em: 16/10/2022 às 10:46

O presidente Jair Bolsonaro entrou com uma ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedindo a cassação dos registros de candidatura da chapa formada pelo ex-presidente Lula da Silva (PT) e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB). As informações são do UOL.

A diplomação do deputado federal reeleito André Janones (Avante), que passou a ser uma das principais referências da campanha digital do petista, também virou alvo do mesmo pedido.

Segundo os advogados de Bolsonaro, Janones utiliza “verdadeira fábrica de fake news”, o que, na avaliação da defesa do candidato à reeleição, tem o objetivo de “divulgar e incentivar o compartilhamento em massa de publicações de conteúdo sabidamente falso”.

Na peça protocolada junto a Justiça Eleitoral, os advogados listam uma série de publicações do parlamentar e afirmam ainda que Janones comete “verdadeiro e reconhecido atentado à democracia”.

Leia mais

Internet repercute fala de Bolsonaro sobre ‘menininhas bonitas’

“Por meio de intolerável estratégia de desinformação intencional e deliberada do eleitorado, denominada pela mídia de ‘janonismo cultural’, que se vale, inclusive, da repercussão gerada pela proposição de ações judiciais voltadas ao combate de informações falsas, o Deputado André Janones tem gerado benefícios não só à campanha do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, da qual faz parte, como também auferiu dividendos à sua própria candidatura”, diz um trecho da ação.

Redes sociais

Bolsonaro também pede suspensão das redes sociais de Janones. Em caráter liminar imediato, os advogados do chefe do Executivo solicitam que o TSE suspenda todos os perfis de Janones nas redes sociais e, ao fim do processo, declare a inelegibilidade do parlamentar, de Lula e de Alckmin pelo período de oito anos.

Apoiador de Lula, Janones acentuou nos últimos dias uma estratégia típica de aliados e apoiadores de Bolsonaro: a disseminação de notícias falsas.

Leia mais no UOL.

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil