Moraes autoriza apoio do Pros ao PT e descarta presidenciĂ¡velÂ
Presidente do TSE negou pedido do presidenciĂ¡vel Pablo Marçal para que seu partido nĂ£o apoie Lula

Publicado em: 25/08/2022 Ă s 19:56 | Atualizado em: 25/08/2022 Ă s 20:58
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, negou a liminar de Pablo Marçal (Pros) que tentava impedir que seu partido apoie a candidatura do ex-presidente Luiz InĂ¡cio Lula da Silva (PT) nessas eleições.
Anteriormente, conforme texto do UOL, lançado como presidenciĂ¡vel do Pros, Marçal (foto) acionou o TSE para que a sigla ficasse proibida “de declarar apoio a qualquer outro partido polĂtico e/ou candidato ao cargo de Presidente da RepĂºblica”.
Moraes, no entanto, nĂ£o acatou o pedido e disse ser necessĂ¡rio “prestigiar o panorama atual do Pros” e as coligações jĂ¡ firmadas.
O Pros passa por uma disputa interna, envolvendo a candidatura de Marçal Ă PresidĂªncia.
No inĂcio de agosto, o registro dele foi protocolado quando o partido estava sob o comando de Marcus Holanda. Mas, o ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou o retorno de EurĂpedes JĂºnior para presidĂªncia da legenda que Ă© favorĂ¡vel Ă aliança com o PT.
Leia mais
Sem quilha, Psol no Amazonas confunde até o eleitor
Com a decisĂ£o, a direĂ§Ă£o do partido convocou nova convenĂ§Ă£o partidĂ¡ria para revogar a candidatura de Marçal e apoiar a campanha do ex-presidente Lula.
Apesar de tudo isso, o nome de Marçal segue no sistema de divulgaĂ§Ă£o das candidaturas do TSE.
A inscriĂ§Ă£o dele aparece com a observaĂ§Ă£o “aguarda julgamento”, porque o tribunal ainda nĂ£o tomou uma decisĂ£o sobre o registro.
Foto: Francisco Cepeda/divulgaĂ§Ă£o