O mapa das cidades no voto a presidente na comparação com 2018
Bolsonaro ganha votos em cidades pequenas do Nordeste. Lula, por sua vez, amplia votação obtida por Haddad em 2018 nas pequenas e grandes cidades

Publicado em: 05/10/2022 às 12:14 | Atualizado em: 05/10/2022 às 12:36
Levantamento do G1 mostra o comparativo do desempenho eleitoral de Jair Bolsonaro (PL) nos mais de 5 mil cidades no primeiro turno.
Desse modo, o presidente teve na maioria dos municípios uma votação muito próxima da registrada no primeiro turno de 2018.
No entanto, o candidato do PL teve perda em grandes cidades e regiões metropolitanas da região Sudeste.
Essa redução foi compensada com a melhora do candidato do PL em cidades pequenas nas regiões Norte e Nordeste.
Já Lula da Silva (PT), por sua vez, conseguiu melhorar o percentual de votos em grandes e pequenas cidades em relação à votação de Fernando Haddad, que concorreu pelo partido há quatro anos.
Leia mais
Bolsonaro e Lula visitam religiosos após dia de ‘guerra santa’
A análise do desempenho de Bolsonaro e Lula nos municípios, feita pelo cientista político e pesquisador do Cebrap/FGV Fernando Meireles, considera a proporção de votos válidos para cada candidato nos municípios.
Para entender como os percentuais se comportam, foram produzidos gráficos de dispersão, que relacionam, para cada cidade, o percentual de votos do candidato na cidade em 2018 e 2022.
Os gráficos mostram que a votação de Bolsonaro apresentou um padrão indicando que, no geral, ele registrou desempenho muito parecido com 2018.
Ao desmembrar os dados, contudo, o pesquisador do Cebrap observou que o candidato do PL teve desempenho menor em grandes cidade e melhor em municípios pequenos.
Veja na íntegra no G1.
Foto: Reprodução