Por unanimidade, TRE-AM indefere candidatura de Chico Preto a senador
Chico teve o nome preterido pelo Avante, mas ele tentou entrar na eleição com candidatura avulsa, porém o TRE-AM não a aceitou

Neuton Corrêa, do BNC AMAZONAS
Publicado em: 30/08/2022 às 13:33 | Atualizado em: 30/08/2022 às 13:33
A Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) indeferiu hoje o pedido de registro de candidatura a senador do ex-vereador Chico Preto (Avante).
A decisão foi por unanimidade. Ela acompanhou parecer da Procuradoria Regional Eleitoral e seguiu o voto do relator do processo, o desembargador eleitoral Kon Tsih Wang.
Chico Preto tentava entrar na disputa ao cargo com pedido de registro avulso. O nome dele era cogitado ao Senado, mas não foi homologado em convenção por sua agremiação partidária.
Além disso, o Avante só coligou com a chapa de reeleição de Wilson Lima (UB) para o cargo de governador e vice, cujo nome é da legenda, Tadeu de Souza.
Assim sendo, o nome de Chico não figurou na ata da convenção do Avante enviada ao TRE-AM.
Insistência
Mas Chico Preto não se deu por vencido. Ele recorreu ao tribunal, alegando que sua candidatura avulsa justificava-se exatamente por ter tido seu nome excluído pelo Avante da ata de convenção.
Ele sustentou também que o presidente regional da sigla, o prefeito de Manaus, David Almeida, reiteradas vezes, tornou pública sua pretenção do Avante ter candidato a senador.
Contudo, a Corte entendeu que, do jeito que ele quer, a candidatura avulsa viola a jurisprudência do TSE.
Para os magistrados, Chico Preto não conseguiu apresentar documentos exigidos no processo de registro de candidatura. Além disso, seu partido não o registrou como candidato.
Embargados
Ao BNC, Chico Preto disse que vai recorrer da decisão. Antecipou que já está preparando um embargo de declaração e cutucou.
“Não sou de desistir. Eu decidi enfrentar. A turma que tentou me tirar vai ter que conviver comigo”.
Leia mais
Chico Preto admite derrota a Menezes e agora quer ser candidato avulso
Enigmático, Chico Preto se nega a ‘jogar a toalha’
Chico Preto é ‘jogado n’água’ e perde batalha para Menezes
Avante começa a desmontar palanque de senador de Chico Preto
Foto: Divulgação