Silas abandona Braga de vez e oferece Republicanos a Amazonino

Nos bastidores corre a informação de que Silas ofereceu o Republicanos ao ex-governador

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 15/03/2022 às 11:21 | Atualizado em: 17/03/2022 às 15:22

O deputado federal Silas Câmara pode ter abandonado de vez o senador Eduardo Braga (MDB) e sua pré-candidatura ao Governo do Amazonas. Nos bastidores corre a informação de que ele até já ofereceu o Republicanos a outro pré-candidato, o ex-governador Amazonino Mendes.

Sem um partido para disputar a eleição em que lidera as pesquisas pré-campanha, Amazonino, contudo, enfrenta dificuldade em achar abrigo partidário.

A oferta do Republicanos, portanto, teria ocorrido um dia após Amazonino ter sido exposto a constrangimento. Trata-se da polêmica que se instalou no ninho tucano do PSDB, onde se filiaria, conforme o presidente estadual da legenda, Arthur Virgílio Neto.

Todavia, o ex-prefeito e pré-candidato ao Senado foi publicamente desmentido pelo senador Plínio Valério nesta segunda (14).

Além disso, este se autoproclamou pré-candidato do PSDB ao Governo do Estado. Para tanto, apresentou uma carta dos caciques nacionais do partido lhe dando essa primazia. E, ao mesmo tempo, disse que o correligionário Arthur Virgílio é figura totalmente “queimada” e “sem prestígio” na cúpula tucana.

Leia mais

Um dia após declarar apoio a Braga, Silas larga o MDB

Outra batalha

Ao mesmo tempo em que pode resolver o problema de Amazonino, Silas Câmara tenta garantir sua reeleição. Nessa direção, a estratégia é formar uma chapa forte para deputado federal.

Não será tarefa das mais fáceis, ainda mais depois que o Republicanos perdeu o deputado federal Alberto Neto para o PL.

Como resultado, os bastidores da política avaliam que o deputado-pastor da Assembleia de Deus poderá apoiar Amazonino sem o poder eleitoral de antes. Ademais, recentes articulações do adversário Wilson Lima (União Brasil) teriam enfraquecido o principal concorrente nesta eleição.

Além disso, o próprio Silas mostra-se confuso. Por exemplo, na semana passada chegou a anunciar que apoiaria o senador Eduardo Braga ao governo. Menos de 24 horas depois cancelava essa ideia. E afirmava que seu partido se declarava independente no apoio a qualquer dos candidatos.

O que diz o deputado

O BNC Amazonas fez um pedido de posição de Silas Câmara, em seu celular. Ele ainda não respondeu.

Foto: divulgação/cedida ao BNC Amazonas (arquivo)