Manaus: Cidade x Almeida, primeira peleja judicial da pré-campanha
Juiz nega retirada do ar de vídeo com suposto pedido de voto.

Ednilson Maciel, Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 09/05/2024 às 16:35 | Atualizado em: 09/05/2024 às 16:49
A primeira peleja judicial entre pré-candidatos a prefeito de Manaus nesta eleição foi protagonizada pelo atual mandatário, David Almeida (Avante), e o candidato do governador Wilson Lima e deputado presidente da ALE-AM, Roberto Cidade (União Brasil).
Almeida moveu ação na Justiça eleitoral contra Cidade por suposta propaganda antecipada e pedido de voto em vídeo que o deputado divulgou em redes sociais.
Eu quero ser prefeito de Manaus porque o prefeito que está aí não deu conta do serviço, não cuidou do que é importante para as pessoas. Não fez o que é prioridade. È muita maquiagem, é muita pintura e pouca obra que interessa. Manaus decidiu que quer e vai mudar, diz Cidade no vídeo questionado.
Para Almeida, portanto, Cidade se valeu do vídeo “para valorizar a sua imagem e criticar potenciais adversários no pleito vindouro”.
Além disso, o atual prefeito denunciou o adversário por “pedido explícito” de voto na seguinte frase:
“Eu sou Roberto Cidade. Muitos me chamam de Robertinho, mas eu te garanto que, se tiver uma oportunidade, o Robertinho vai ser um prefeitão”.
Leia mais
Empréstimos: veja como Roberto Cidade se comparou a David Almeida
Cidade cutuca prefeito: obras em Manaus são graças ao governador
Juiz não vê
Conforme a sentença do juiz da 32ª Vara Eleitoral de Manaus, Roberto Taketomi, as falas de Cidade no vídeo são apenas promoção pessoal e manifestação de posição política. Nada mais.
“Tratando-se de ato da vida política normal, sendo permitido a menção à pretensa candidatura e divulgação de posicionamento pessoal sobre questões políticas”, diz trecho da decisão.
Dessa forma, negou o pedido de Almeida para censurar o vídeo e retirá-lo do ar.
A defesa de Cidade havia afirmado ao juiz que ele apenas disse ao eleitor o porquê de ser pré-candidato a prefeito de Manaus.
Veja o vídeo:
Foto: reprodução