Menezes aparece em ato pró-Cidade sem Alberto Neto 

Meio político já cogita que ele pode compor com Cidade, colocando Bolsonaro na chapa e assim tirando o ex-presidente dos holofotes do PL

Na foto, Menezes Felipe Souza Roberto Cidade Wilson Lima

Gabriel Ferreira e Neuton Corrêa, do BNC Amazonas

Publicado em: 16/03/2024 às 11:42 | Atualizado em: 18/03/2024 às 11:24

Vice em ensaio de chapa Capitão X Coronel do PL, o coronel Alfredo Menezes protagoniza uma surpresa política na manhã deste sábado, dia 16.

Em ato que marca a posse do presidente da ALE-AM, Roberto Cidade, no comando do União Brasil-Manaus, ele aparece no acontecimento sem o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL).

A surpresa não para por aí. Além não estar com seu parceiro de “chapa”, o militar da reserva chegou ao evento abraçado com o presidente regional de outro partido, o deputado Felipe Souza, do PRD (Fusão Patriota/PTB).

Antes de chegar à convenção de Roberto Cidade, Menezes fez circular uma foto com Souza. Na imagem, aparecem também o governador Wilson Lima, presidente do União-AM, e o próprio Cidade.

Em seu discurso, Wilson agradeceu a presença de Menezes, que foi o político do Amazonas mais prestigiado pelo governo federal na gestão Bolsonaro, seu compadre.

Na ocasião, o governador afirmou que o coronel vai estar com ele “nessa caminhada”.

“Eu quero fazer um registro e agradecer a presença do coronel Menezes, que também está conosco nessa caminhada. Obrigado, Menezes”.

Chapa implodida

Menezes e Alberto Neto formavam a chapa puro-sangue do PL, que contava com as bênção do ex-presidente Bolsonaro. No entando, pelo que se mostra hoje, a composição política foi implodida.

Isso porque o prefeito David Almeida (Avante), candidato à reeleição, quer o PL em sua campanha à reeleição. Há duas vias para isso. Primeiro, filiando-se e sendo o candidato a prefeito da legenda. Segundo, manter-se no Avante, mas dando o posto de vice à legenda.

Nos dois casos, Menezes estaria fora.

As razões da disputa pelo PL

Há três razões que fazem os políticos de Manaus disputarem o PL. Primeiro, maior tempo de TV. Segundo, maior verba do fundo partidário. Por fim, o Bolsonaro, do PL, é o político que mais transfere votos na cidade, segundo pesquisas.

Sobre Menezes

Alfredo Menezes foi superintendente da Suframa. Em 2022, disputou vaga de senador da República. Ele não foi eleito, mas tornou-se fenômeno de votos do pleito, na capital.

Para se ter ideia, em Manaus, ele recebeu mais de 50% (51,77%) dos votos, num pleito com oito candidatos.

Foto: divulgação