Direita vai ter chapa puro-sangue em Manaus: Alberto Neto e Menezes

Afirmação é do deputado federal do PL em entrevista ao BNC Amazonas. Alberto Neto garante ter aval de Bolsonaro

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 22/02/2024 às 23:20 | Atualizado em: 22/02/2024 às 23:49

O que era especulação e conjecturas políticas pré-eleitorais, agora é uma certeza: a direita do Amazonas vai ter candidatura puro-sangue na disputa pela Prefeitura de Manaus nestas eleições.

E a chapa, ungida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, será formada pelo deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) e Alfredo Menezes, ex-candidato a senador pelo Amazonas em 2022, como vice.

Além disso, essa dobradinha bolsonarista poderá contar até com o apoio do governador Wilson Lima (União Brasil).

Quem garante é o pré-candidato a prefeito de Manaus, deputado Alberto Neto, em entrevista exclusiva ao BNC Amazonas.

Na longa conversa, o deputado revelou os bastidores da aliança de direita em Manaus, as estratégias eleitorais do PL para o interior do estado, como os municípios do sul do Amazonas – Apuí, Humaitá, Lábrea, Boca do Acre, Pauini, Canutama, Tapauá, Borba, Manicoré e Novo Aripuanã – vinculados ao agronegócio, portanto, ligados ao bolsonarismo.

A respeito das eleições em Manaus, Alberto Neto disse que o PL tinha, lá atrás. uma aproximação com o atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), mas no decorrer do tempo, este se distanciou da direita, de Bolsonaro, do governador Wilson Lima (União Brasil) e passou a se aproximar dos maiores opositores do ex-presidente no Amazonas, os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB).

“Ao visualizar isso, ficou muito claro para mim que o atual prefeito [David Almeida] não é um apoiador do presidente Bolsonaro, portanto, não vai nos apoiar em 2026, que é essa a estratégia: focar em 2024 pensando na volta de Bolsonaro a presidência da República em 2026”.

Depois de analisar os resultados eleitorais dos últimos anos (2020 e 2022) e verificar os erros cometidos, o deputado, então, resolveu lançar a candidatura, com apoio de Bolsonaro e do PL do Amazonas.

Destaca ainda que fez um acordo com o coronel Alfredo Menezes – com quem tinha se desentendido, chegando até a expulsá-lo do partido – para que ele seja o vice na chapa a prefeito de Manaus em 2024.

Leia mais

Tensão Bolsonaro x dono do PL pode implodir chapa Alberto Neto-Menezes

Lançamento

Quando a chapa Alberto Neto-Coronel Menezes será lançada, o deputado diz que não há data definida, mas já estão conversando com outros partidos inclusive com o governador Wilson Lima.

Nesse lançamento, o capitão pré-candidato a prefeito garante que terá a presença do ex-presidente da República, de sua mulher, Michelle Bolsonaro e do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) para cuidar do eleitorado jovem.

Críticas

“Vamos colocar o nosso time em campo, vamos às ruas e vencer as eleições para resolvermos os problemas de nossa cidade, mostrar que Manaus merece estar em lugar muito melhor já que é a capital da floresta amazônica e cobiçada pelo mundo todo. Portanto, não pode ser a cidade menos arborizada do país, ter lixão a céu aberto e caos no trânsito, justamente porque não recebeu investimentos suficientes nesses últimos quatros anos”, disse Alberto Neto.

Leia mais

Chapa da direita, Alberto Neto e Alfredo Menezes, está pronta

Impeachment

Ainda, na entrevista ao BNC Amazonas, Alberto Neto afirmou os reais motivos do pedido de impeachment do presidente Lula da Silva, feito pela oposição na última terça-feira (20), pela comparação da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas com o Holocausto nazista.

O deputado afirma que as declarações de Lula, na guerra específica de Israel contra o grupo terrorista Hamás, são desastrosas porque ele compara essa guerra ao Holocausto, onde o povo judeu foi cruelmente assassinado.

“Ali houve um genocídio na segunda guerra, mais de 6 milhões de judeus foram dizimados do nosso mundo, isso é muito grave e Israel está apenas se defendendo. E o Lula compara essa reação ao holocausto, ao nazismo, isso é muito grave”.

Leia mais

Alberto Neto, único deputado do AM a pedir impeachment de Lula

Manifestação na Paulista

Alberto Neto também conclama a população do Amazonas de todo o país a ir à avenida Paulista, em São Paulo, no próximo domingo (25).

Lá, segundo ele, o ex-presidente Bolsonaro vai se defender de todas as acusações feitas pela Polícia Federal e pelo Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente a respeito de ações antidemocráticas da suposta tentativa de golpe de estado e as manifestações de 8 de janeiro de 2022.

De acordo com o parlamentar, pelo menos quatro governadores estão confirmados na manifestação: Tarcísio de Freitas, de São Paulo; Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, Ronaldo Caiado, de Goiás e Jorginho Mello, de Santa Catarina.

Mais de 100 deputados federais e senadores também já confirmaram presença na avenida Paulista.

“Nessa manifestação, o presidente Bolsonaro vai se defender dos ataques que tem sofrido de maneira desproporcional. Ele pede essa oportunidade para poder se defender perante o seu público, perante a população brasileira, dos exageros que o Judiciário tem cometido, principalmente das operações comandadas pelo ministro Alexandre de Moraes”, disse Alberto Neto.

Veja vídeo da entrevista

Foto: BNC Amazonas