O marketing de Amom Mandel ainda Ă© estranho a seus adversĂ¡rios
O marketing polĂtico que Amom Mandel faz hoje nĂ£o Ă© compreendido por gerações que ainda operam no analĂ³gico

Neuton CorrĂªa, BNC Amazonas
Publicado em: 13/06/2024 Ă s 07:09 | Atualizado em: 13/06/2024 Ă s 07:47
LĂder da corrida eleitoral Ă Prefeitura de Manaus, neste momento, conforme a pesquisa Eficaz, o deputado Amom Mandel (Cidadania) nada de braçada e sem adversĂ¡rios no quesito marketing.
Mas o que ele faz Ă© dificil atĂ© encontrar literatura como referĂªncia. É um tipo de comunicaĂ§Ă£o do tempo dele, da idade dele (23 anos), que ele vem fazendo desde 2020, quando disputou mandato de vereador.
Mas, ao mesmo tempo, Ă© uma comunicaĂ§Ă£o que ele faz naturalmente.
Politicamente, Amom Mandel nasceu digital, enquanto seus adversĂ¡rios ainda estĂ£o presos no analĂ³gico.
NĂ£o se trata de uma mensagem nem de uma campanha. Trata-se de linguagem. Basta ver o que ele anda fazendo em suas redes sociais e o resultado que obtem.
A mais recente mostra disso Ă© o vĂdeo “Eu quero casar com vocĂª”, de ontem, Dia dos Namorados. Nesse vĂdeo ele usou a data para “pedir Manaus em casamento”.

Esse vĂdeo acima, de ontem, antes de completar 24 horas, jĂ¡ estĂ¡ com 246 mil visualizações.
Marketing de engajamento
Profissionais do ramo chamam esse tipo de marketing de “marketing de engajamento”. Dois polĂticos de SĂ£o Paulo tornaram-se refĂªncia nessa nova modalidade de se comunicar por meio das redes sociais: Tabata Amaral e Guilherme Boulos. Os dois sĂ£o prĂ©-candidatos a prefeito.

Nesse vĂdeo, a polĂtica reage por ter sido chamada de “patricinha”.
Por sua vez, Boulos foi Ă s redes sociais falar de suas origens.

Nesse vĂdeo, o anĂºncio Ă© o de que saiu o resultado do exame de DNA dele. Oportunidade para falar de suas origens.
AudiĂªncia
Neste momento, tudo indica que as audiĂªncias das redes sociais estĂ£o desenhando o cenĂ¡rio sucessĂ³rio 2024.
Assim sendo, compreender o que esses polĂticos estĂ£o fazendo tornou-se a liĂ§Ă£o primĂ¡ria de seus opositores.
Leia mais
Deputado do AM precisou de 1 segundo na TV para ser mais votado do paĂs
Fotos: ReproduĂ§Ă£o