TRE-AM endurece regras e vai multar candidatos que sujarem ruas com santinhos

Após poluição no primeiro turno, candidatos que sujarem as ruas com santinhos serão multados e podem responder por crime eleitoral.

Adrissia Pinheiro, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 26/10/2024 às 12:00 | Atualizado em: 26/10/2024 às 12:00

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) anunciou que multará candidatos que jogarem santinhos nas ruas de Manaus durante o segundo turno das eleições municipais, que ocorre neste domingo (27), das 7h às 16h.

Manaus, única cidade do estado com segundo turno, traz Alberto Neto (PL) e David Almeida (Avante) na disputa pela prefeitura. As medidas mais rígidas buscam frear a poluição nas ruas, agravada pelo alto descarte de santinhos no primeiro turno.

Em coletiva, o presidente do TRE-AM, João Simões, destacou o reforço do monitoramento por câmeras de segurança para evitar a repetição do cenário.

No primeiro turno, o Ministério Público do Amazonas já havia pedido punição para cerca de 100 candidatos, incluindo David Almeida e Alberto Neto, pela prática de descarte irregular de material de campanha.

Como registrado pelo BNC Amazonas, na manhã de 6 de outubro, antes mesmo do início da votação, várias ocorrências foram flagradas nas proximidades das seções eleitorais, especialmente na zona Norte da capital.

MP-AM pede punição a 100 candidatos que poluíram ruas com santinhos

Para garantir o cumprimento das normas, o TRE-AM contará com o apoio das forças federais e da Polícia Militar, que dividirão o patrulhamento em Manaus para fiscalizar o segundo turno e manter a ordem.

Com informações do G1.

Foto: BNC Amazonas