David Almeida contrata advogado que salvou Temer no TSE

Publicado em: 10/08/2018 às 08:40 | Atualizado em: 10/08/2018 às 10:52
Por Rosiene Carvalho, da Redação *, matéria atualizada às 10h49
Passado o período de convenções, os palanques formados para a disputa pelo Governo do Amazonas começaram a organizar equipes, dentre as quais, a jurídica.
Sem medalhões do Estado em sua campanha, o pré-candidato ao governo e presidente da ALE-AM, David Almeida (PSB), conversou nesta quinta-feira, dia 9, com o advogado Gustavo Bonini Guedes.
Gustavo Bonini, dono de um dos escritórios mais caros em Brasília, esteve na cidade, nesta quinta, também em função de sua participação 1º Encontro de Eleitoralistas do Norte.
O eleitoralista deu palestra no evento sobre “Execução de decisões da Justiça Eleitoral: inelegibilidade, fato superveniente e separação de chapa”.
O advogado atuou no julgamento da chapa Dilma/Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no meio do ano passado. Foi escalado pelo MDB para defender o mandato de Temer porque a sigla não confiava mais na defesa do PT, considerando que, quando o processo foi julgado, Dilma já havia sofrido o impeachment.
Temer conseguiu manter o mandato no polêmico julgamento em que a sustentação do relator do processo, Herman Benjamin, ganhou simpatia da opinião pública.
Bonini também atuou no processo que pedia a cassação do ex-governador José Melo.
Na ocasião, Bonini entrou na causa do ex-governador representando a ALE-AM. Havia, naquele período, a tentativa de emplacar no TSE a tese de separação da chapa para que, caso houvesse cassação, o vice pudesse permanecer e assumir o mandato. Era uma forma de defender a tese que poderia influenciar no caso da chapa Dilma/Temer.
Durante o evento, ontem à tarde, advogados do Amazonas comentavam sobre a presença de advogados próximos a Bonini estarem presentes no local e dizerem que vão ficar mais tempo em Manaus e que “até se acostumaram com o calor”.
Questionado, à noite, sobre o trabalho de Bonini, David Almeida disse que o considera um amigo que confirmou que o profissional vai colaborar, de Brasília, com o que for necessário neste campo do direito eleitoral.
*Após a publicação do BNC, a assessoria de comunicação de David Almeida divulgou fotos do encontro do pré-candidato com os advogados, confirmando o escritório na sua campanha. A assessoria informou ainda que, em Manaus, atuará o escritório Almeida e Barretto, “representado pelos sócios Christian Antony e André Almeida, com 13 anos de mercado, especialistas em direito eleitoral”, informa o texto da assessoria.
Amazonino Mendes
A equipe jurídica do governador Amazonino Mendes (PDT) pode ficar com dois medalhões da região Norte. Até nesta quinta-feira, havia bolsa de apostas indicando que Yuri Dantas Barroso e Daniel Nogueira podem ser os advogados da campanha pedetista.
Omar Aziz
O senador Omar Aziz tem na coordenação da sua equipe jurídica a advogada Maria Benigno, que já cuida de todos os processos burocráticos que envolvem os registros de candidaturas da chapa.
Indefinição de partidos causa confusão com escritórios jurídicos
Foto: Facebook/Divulgação/BGA – Bonini Guedes Advocacia