PCdoB pede que TRE reserve tempo de TV do PT para Vanessa

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 21/08/2018 às 19:51 | Atualizado em: 22/08/2018 às 07:36

Por Rosiene Carvalho, da Redação

 

A dez  dias do início da propaganda em rádio e TV, o PCdoB apresentou ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) pedido, em ação liminar, para ficar com o tempo de TV e rádio do PT-AM na  campanha majoritária que tem como candidata ao Senado, a senadora Vanessa Grazziotin (PCd0B).

Sem previsão para julgamento do registro e da ação de mérito sobre o PT, PCdoB tenta garantir tempo de  TV e rádio do PT na campanha que este ano será de apenas 35 dias.

A tutela de urgência do PT, cuja a sentença é dada de forma mais rápida e em caráter provisório,  tem como objetivo evitar que Vanessa fique sem o tempo de TV e rádio do PT em função da proximidade da  reunião do plano de mídia, que será nesta sexta-feira, dia 24, e o início da propaganda em rádio e TV no dia 31 de agosto.

Sem o PT, Vanessa, que aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de votos, fica com apenas sete segundos de tempo de TV, o que pode prejudicar a campanha dela em favor de outros candidatos ao Senado que neste momento aparecem  com menor intenção de votos.

O PCdoB, na ação, alega que a executiva nacional do PT, com “legítimos poderes” para isso, decidiu anular parcialmente a convenção do PT-AM diante do veto ao nome de Vanessa Grazziotin.

A coligação comunista “O povo feliz de novo” sustenta que a executiva nacional do  PT indicou que, caso houvesse intransigência para aceitar Vanessa na chapa, a aliança com o PSB e demais partidos deveria ser rompida para que o PT coligasse com o PCdoB.

“Percebendo as recalcitrâncias da Direção do PT/AM e a intransigência da Presidência do PSB/AM, que envolveu a maioria dos demais Partidos Políticos que se coligaram com o PSB/AM (PODEMOS, PMB e PMN) (…), à Comissão Executiva Nacional do PT não restou
outra alternativa. Anulou a deliberação da Convenção Eleitoral Estadual do PT/AM e determinou que o PT/AM se coligasse com o PCdoB/AM, para apoiar, dentre as candidaturas ao Governo que
escolhessem, a candidatura de Vanessa Grazziotin ao Senado”, indica trecho da ação.

A questão ainda não foi decidida pelo juiz Marco Antônio Pinto, relator do registro de candidatura e do Drap (Demonstrativo de Regularidade de Atos  Partidários) da coligação de David Almeida (PSB), quem primeiramente apresentou o registro para a disputa eleitoral com o  PT  como um dos partidos da coligação.

Nesta quarta-feira, dia 22, termina o prazo para que o MPE dê parecer sobre a disputa pelo PT travada entre PSB e PCdoB. Só então o juiz Marco Antônio Pinto decidirá sobre o caso.

 

Foto: Agência Senado