Na ilha do boi, petista diz fugir do glamour pela “agenda do povo”

Petista

Publicado em: 30/06/2018 às 11:35 | Atualizado em: 03/07/2018 às 21:52

Pré-candidato do PT ao Senado, o ex-deputado Francisco Praciano não quis perder a muvuca que agita a ilha de Parintins todo ano, na festa de Caprichoso e Garantido. Afinal, por lá circulam cerca de 100 mil visitantes durante os três dias do festival folclórico, uma ótima oportunidade para o petista encontrar eleitores e ser visto.

Só que a movimentação do petista vai na contramão dos demais políticos que, segundo ele, optam pelo glamour dos camarotes do bumbódromo e iates nos lagos da ilha para conchavos políticos.

“Eu prefiro ficar junto das pessoas que lutam por um mundo melhor. Gosto de estar ao lado do povo, sentir o cheiro do povo e ouvir seus ‘gritos’ e reivindicações. Vou passar os três dias fazendo agenda política com o povo”, postou em sua página no Facebook.

Praciano disse que está em reunião com trabalhadores rurais, professores, lideranças de movimentos sociais, de economia solidária e de sem-teto.

O pré-candidato disse que a derrubada do governo petista, com o impeachment de Dilma Rousseff, que chama de “golpe”, as minorias foram atingidas em cheio. “Direitos ameaçados, faltam empregos, sobra insegurança e violência na cidade e no campo, dentre outros problemas, como a ausência de estruturas básicas permanentes para comercialização de produtos da agricultura familiar, dos indígenas e dos artesãos”.

Em crítica implícita ao governador Amazonino Mendes (PDT) e ao governo, Praciano disse que o festival dos bois de Parintins é uma vitrine cultural, com potencial para gerar renda e promover agregação social, mas não apenas no período da festa.

De acordo com o petista, que visitou feiras de artesanato indígena de Parintins, os artistas se ressentem de valorização da arte e da cultura dos povos. Ele disse que viu trabalhos dos sateré-mawé, wai-wai, hexkaryana e habitantes dos rios Negro, Solimões, Madeira e Purus.

 

Foto: Reprodução/página de Praciano no Facebook