Presidente do TRE manda recado aos candidatos: estamos de olho

Publicado em: 24/09/2018 às 14:29 | Atualizado em: 24/09/2018 às 14:37
Da Redação
Quatro meses e meio após tomar posse da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para comandar a 9ª eleição geral num dos momentos políticos mais conturbados em 33 anos consecutivos de exercício do voto, o desembargador João Simões adverte os candidatos:
“Pense duas vezes antes de tentar burlar o processo eleitoral. Estamos de olho”, disse.
Em entrevista exclusiva ao BNC AMAZONAS, na sexta-feira, dia 21, o presidente do TRE-AM revelou que os funcionários do tribunal estão na contagem regressiva para o primeiro turno, no dia 7 de outubro.
João Simões disse que os últimos preparativos estão sendo fechados nos 13 dias que restam para votação em primeiro turno.
Este ano, o TRE-AM deve mobilizar cerca de 33 mil pessoas para levar a cada um dos 2.428.098 amazonenses regularizados com a Justiça Eleitoral o direito de exercer o voto.
Com quatro meses e meio de gestão, João Simões tem sido bem avaliada pelos profissionais que atuam no TRE-AM por ouvir e atender pleitos que facilitem acesso à informação e o exercício da advocacia, sua classe de origem.
Mas, em 13 dias, o desembargador passará por um crivo mais severo: o da população na primeira eleição após o traumático pleito de 2014, considerado no ano passado fraudado e anulado.
Na entrevista, Simões fala ainda sobre os últimos preparativos, o cuidado na fiscalização de irregularidades. O desembargador comenta sobre o espaço que a internet tomou na escolha do eleitor; do reforço das forças armadas em mais de 20 municípios do Amazonas, entre outros assuntos.
Confira os principais trechos da entrevista:
Urnas
“Eu assevero que as urnas são seguras. E não são seguras porque o João Simões está falando. Isso e uma constatação. Nós temos, decorridos 22 anos, desde que a eleição foi realizada por meio da urna eletrônica em 1996… Em 22 anos, muitas denúncias foram feitas. Mas não há um caso sequer comprovado de que houve fraude. Os mecanismos que guarnecem a urna são, a cada ano, testados e retestados. Se houvesse uma forma de burlar, seria um escândalo nacional e todos nós saberíamos. Portanto, eu digo que essa estória com E que a urna violável, e fake news”.
Ruas limpas
“Há que se fazer uma campanha limpa e com propósito. E mais ainda. Ai eu quero aqui registrar. Temos três juízas que diariamente estão nas ruas. Temos recolhidas e averiguadas 150 peças de denúncias. Há um trabalho intenso também da nossa equipe de fiscalização, retirando as propagandas irregulares”, disse.
Lições da cassação do governador
“É lamentável aquele episódio. Não foi bom para o nosso estado. Foi um retrocesso. Um prejuízo muito grande. Ter o mandato de um governador interrompido”.
“Mas serviu de alerta. Eu acho que está servindo de alerta para que os candidatos pensem duas vezes antes de tentar burlar o processo eleitoral. Nós estamos de olho. O cidadão consciente não vai deixar passar nenhum ato e é o nosso maior fiscal”, disse.
Campanha virtual
“A rede mundial de computadores, a internet, é o local onde está verdadeiramente ocorrendo a ´propaganda política. Punimos propaganda antecipada. Aquele episodio serviu de alertar ao candidato. Estamos de olho”, disse.
Medidas e demandas a justiça eleitoral vai estar ocupada ate o fim desta eleição
“Estamos preparando as urnas. Já fizemos todos os contratos, as licitações, vamos ter três helicópteros, três aviões à disposição para aquelas zonas mais remotas e de difícil acesso.
Vamos ter 28 mil mesários trabalhando, esses mesários exercem um trabalho de mais alto valor. e são voluntários. eles não recebem nada para esse trabalho. Vamos ter aproximadamente 25 mil homens das Forças Armadas. Em 25 município, teremos forças federais”.
Sem gratuidade de ônibus
“Manaus está toda biometrizada. Não precisa de gratuidade nos ônibus”.
Foto: Israel Conte
Wilson Lima tenta calar BNC no caso da menor, Justiça eleitoral nega