TSE faz campanha contra voto em branco e abstenĂ§Ă£o nas eleições

flagrante TSE VOTO BRANCO NULO

Publicado em: 04/09/2018 Ă s 08:10 | Atualizado em: 04/09/2018 Ă s 08:27

Diante do desencanto com a polĂ­tica que vem sendo manifestado pelos eleitores brasileiros em pesquisas de opiniĂ£o, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma campanha para incentivar o voto nas eleições de outubro.

“Quando vocĂª deixa de votar, sĂ£o os outros que acabam escolhendo por vocĂª”, diz o locutor sobre imagens de pessoas com dificuldade para fazer escolhas simples, como quais frutas comprar. “Votar Ă© decidir vocĂª mesmo o que Ă© melhor para o futuro”, conclui a narraĂ§Ă£o, publicada na AgĂªncia Brasil.

Segundo o TSE, a campanha veiculada em emissoras de rĂ¡dio e televisĂ£o, bem como nas mĂ­dias sociais, visa a “sensibilizar os eleitores para a importĂ¢ncia do voto como instrumento de participaĂ§Ă£o do cidadĂ£o na definiĂ§Ă£o do destino do paĂ­s”.

A aĂ§Ă£o alerta que quem nĂ£o vota ou vota em branco contribui para a escolha de governantes e parlamentares “com legitimidade reduzida e baixa representatividade”.

No primeiro turno da eleiĂ§Ă£o presidencial de 2014, 115,1 milhões de eleitores foram Ă s urnas, sendo que 4,4 milhões votaram em branco, 6,7 milhões anularam e 27,7 milhões nĂ£o compareceram.

No segundo turno, o nĂºmero de eleitores que nĂ£o foram votar aumentou, chegando a 30,1 milhões.

A iniciativa da Justiça Eleitoral pretende reforçar que “o voto Ă© a manifestaĂ§Ă£o de maior relevĂ¢ncia na democracia, sendo fundamental para sua consolidaĂ§Ă£o”.

Na campanha, a Justiça Eleitoral vai esclarecer ideias equivocadas do processo eleitoral.

Por exemplo, que a eleiĂ§Ă£o poderĂ¡ ser anulada se a maioria votar em branco. Essa ideia tem se propagado porque os votos branco e nulo nĂ£o sĂ£o levados em conta para a apuraĂ§Ă£o dos resultados das eleições.

A publicidade vai destacar ainda que votar em branco “nĂ£o Ă© mecanismo de protesto e sĂ³ contribui para a escolha de polĂ­ticos com um nĂºmero menor de votos”.

Simulador

O portal do TSE disponibilizou um simulador de votaĂ§Ă£o na urna eletrĂ´nica.

O eleitor poderĂ¡ treinar como votar nos cargos em disputa nas eleições de outubro – presidente, governador, senador (dois), deputado federal e estadual ou distrital.

O simulador apresenta uma lista de candidatos e partidos fictícios para cada cargo (Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore).

A ferramenta também avisa quando o eleitor comete algum erro, como votar duas vezes no mesmo candidato ao Senado, o que anula o voto.

A partir de hoje, os eleitores que se cadastraram para votar em trĂ¢nsito poderĂ£o consultar os locais de votaĂ§Ă£o. As informações estĂ£o disponĂ­veis no portal do TSE e dos TREs e no aplicativo e-tĂ­tulo.

 

Foto: DivulgaĂ§Ă£o