Wilson supera Amazonino, lidera e tem a menor rejeição dos candidatos

prefeitos vitória Wilson Lima, PSC

Neuton Correa

Publicado em: 21/09/2018 às 08:00 | Atualizado em: 21/09/2018 às 08:19

Por Neuton Corrêa, da redação

 

Sem tempo de TV nem aliados importantes, o candidato do PSC ao Governo do Estado, Wilson Lima, consegue um feito raro na história política do Amazonas.

A 16 dias do pleito, ele lidera a corrida eleitoral, segundo pesquisa eleitoral da DMP, publicada nesta sexta-feira, dia 21, pelo jornalista Ronaldo Tiradentes, em seu programa “Manhã de Notícias” (89,7 FM).

Com 27% das intenções, ele supera o governador e candidato à reeleição Amazonino Mendes (PDT), que aparece com 25%.

Na terceira posição está o senador Omar Aziz (PSD), com 15%, seguido de David Almeida (PSB), que tem 14% das intenções.

Lúcia Antony (PCdoB) e Berg da UGT (PSOL) estão com 1%, cada. Sidey Cabral (PSTU) figura sem pontuação nessa pesquisa.

O resultado da DMP confirma dados anteriores de que a eleição para governador será decidida em dois turnos. Nesse caso, entre Wilson Lima e Amazonino Mendes.

 

pesquisa DMP governo

 

Rejeição

A pesquisa perguntou também em qual dos sete candidatos os entrevistados não votariam de jeito nenhum. O resultado mostra um dado extremamente favorável para Wilson Lima e preocupante para Amazonino Mendes.

A rejeição do atual governador aparece como a mais alta de todos: 30%, enquanto Wilson Lima aparece com o menor índice de rejeição de todos os candidatos: 2%.

Omar Aziz é o candidato com a segunda maior rejeição. Ele tem 22% nesse item.

Berg da UGT fica com 7%, David Almeida, com 5%, Lúcia Antony, com 4% e Sidney Cabral, com 3%.

 

 

 

Evolução

No primeiro estudo da DMP das eleições, publicado no dia 1º de agosto, Amazonino apareceu com 24,1%, David Almeida, em segundo, com 18,2%; o terceiro era Wilson com 16,1% e Omar tinha 15,5%.

Isso revela a queda de Amazonino e mostra que Wilson Lima virou o fenômeno do pleito até aqui.

Na primeira pesquisa do ano, da #Pesquisa365, publicada no dia 16 de abril, Wilson Lima apareceu liderando as intenções de votos com 19,4%. Estava na frente de Amazonino, que tinha 17,8%.

No ano passado, no dia 6 de novembro, exatamente 30 dias depois da posse de Amazonino Mendes, a DMP publicou o resultado de sua primeira pesquisa sobre as eleições de 2018. Esse estudo identificou um fenômeno que se confirma agora: o novo, que aparecia com 26% contra 25% de Amazonino.

Esta semana, o Ibope publicou pesquisa sobre a corrida eleitoral.

O resultado apontava que Amazonino Medes estava na frente com 30% e Wilson, 23%.

 

Leia mais

DMP mostra Braga reeleito e Vanessa conquistando a segunda vaga

Dados obrigatórios

A pesquisa DMP foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com a identificação AM-07951/2018, ouviu 1.500 eleitores e foi realizada no período de 17 a 20 de setembro. A margem de erro de 3% para mais ou menos, com nível de confiança de 95%.

A pesquisa, de acordo com o registro, fez três simulações de segundo turno: de Amazonino com David Almeida, de Amazonino com Omar Aziz e de Amazonino com Wilson Lima.

A DMP não divulgou esse resultado nem o disponibilizou até aqui.

Leia mais no blog do Ronaldo Tiradentes.

 

Foto: BNC Amazonas