Aprovado por 77,6%, Adail Filho lidera com 53,8% das intenções

Neuton Correa
Publicado em: 23/09/2019 às 21:02 | Atualizado em: 23/09/2019 às 21:34
Pesquisa publicada nesta segunda-feira, dia 23, revela que, se a eleição fosse hoje, o prefeito de Coari, Adail Filho (Progressistas), seria reeleito com mais da metade dos votos do município.
De acordo com o estudo, em uma amostra de 400 entrevistas, ele chegaria ao segundo mandato com 53,8% do colégio eleitoral, que é o quarto maior do interior do Amazonas.
O potencial de votos de Adail Filho é puxado pela aprovação de sua administração. A pesquisa revelou que 77,6% dos coarienses aprovam a gestão.
De acordo com a pesquisa, Arnaldo Mitouso, ex-prefeito, segundo colado da corrida à sucessão 2020, que ocorrerá daqui a pouco mais de um ano, está atrás de Adail Filho com 35,1 pontos percentuais de diferença, obtendo 18,7% do eleitorado.
O empresário Robson Tiradentes figura na terceira posição, com 10,9% das intenções.
Mais atrás aparecem ainda o candidato Gordo, com 5,0%, seguido de Messias do Lojão, com 4,4%, Bita Torres com 2,8%, Harben Reis 2,5% e Orlando com 1,9%.
DNA
Herdeiro político de Adail Pinheiro, maior força política da história de Coari, Adail Filho apresenta uma acentuada ascendência política.
Foi eleito prefeito local em sua estréia eleitoral, em 2016, com 54,9% dos votos, derrotando Raimundo Magalhães, que tentava a reeleição, mas ficou só com 26,3% dos votos.
Já na prefeitura, exibiu força ao dar vitória, no primeiro turno, no ano seguinte, na eleição suplementar para governador do Amazonas, à ex-deputada federal Rebecca Garcia.
Depois, no segundo turno, apoiou Amazonino Mendes (sem partido), que virou o jogo e venceu no colégio eleitoral.
Na eleição do ano passado, voltou a ajudar Amazonino nos dois turnos, mas sua principal conquista foi eleger sua irmã e então vice-prefeita de Coari Mayara Pinheiro à Assembleia Legislativa (ALE-AM).
Não foi uma simples conquista. Mayara foi a mais votada do pleito no estado e a mais votada em Coari, com 55,16% dos votos, apesar de estar em uma disputa proporcional.
Dados da pesquisa
A pesquisa que garante o favoritismo de Adail Filho à Prefeitura de Coari foi feita pela empresa Pontual. O estudo de campo foi realizado entre os dias 14 e 20 de setembro, com margem de erro de 4,9%, com intervalo de confiança de 95%.
Foto: Divulgação