Toda eleição é assim, produtividade de deputados cai 67%
A Câmara produziu apenas um terço do trabalho legislativo feito em setembro e outubro do ano passado

Ferreira Gabriel
Publicado em: 14/11/2020 às 08:00 | Atualizado em: 14/11/2020 às 09:03
O ritmo de trabalho dos deputados caiu nos últimos dois meses. Portanto, o número de proposições apresentadas em setembro e outubro deste ano é 67% menor que durante o mesmo período do ano passado.
Em outras palavras, no período eleitoral de 2020, a Câmara produziu apenas um terço do trabalho legislativo feito em setembro e outubro do ano passado.
A diminuição do ritmo de trabalho durante a campanha agravou uma queda de produtividade. Esta, portanto, já ocorria durante todo o ano, marcado por pandemia e sessões remotas.
Entre fevereiro e agosto de 2020, a apresentação de projetos, indicações e requerimentos teve queda de 14% na comparação com 2019.
Além disso, no começo de setembro – data que coincide com a realização das convenções partidárias para definição de coligações e escolha dos candidatos – a produtividade entrou em queda vertiginosa e chegou aos 67%.
O levantamento é do Radar do Congresso, base de dados inédita do Congresso em Foco .
Na ferramenta de acesso gratuito que está hospedada dentro do site, os leitores encontram informações sobre diversos índices. Por exemplo, de governismo, assiduidade, votações, discursos, gastos e proposições dos congressistas.
Leia mais em Congresso em Foco
Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Leia mais
Disputa no interior mostra peso político da bancada do Amazonas