Inmetro faz testes de eficiรชncia em carros nacionais e importados

Instituto verifica autonomia e consumo, que mostram as montadoras, no programa de etiquetagem veicular

Antonio Paulo

Publicado em: 09/08/2023 ร s 11:31 | Atualizado em: 09/08/2023 ร s 12:40

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) iniciou, nesta terรงa-feira (8), a primeira etapa de testes de eficiรชncia energรฉtica de 24 carros nacionais e importados.

Esses testes de autonomia e consumo, que ocorrem em pistas, tรชm o objetivo de auditar as informaรงรตes dos fabricantes de automรณveis participantes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

Na segunda fase, os ensaios ocorrerรฃo em laboratรณrios para avaliar o consumo e as emissรตes de gases na atmosfera.

โ€œEsta รฉ uma etapa em que o Inmetro verifica os dados das montadoras para garantir que a informaรงรฃo na etiqueta corresponda ร  realidade e permita ao consumidor comparar o consumo entre veรญculos de uma mesma categoriaโ€, explica o presidente do Inmetro, Mรกrcio Andrรฉ Brito.

Vinte e quatro automรณveis, entre modelos ร  combustรฃo, hรญbridos e elรฉtricos, entraram na seleรงรฃo para participar dos ensaios (coast down), que estรฃo acontecendo em Pirapora, Minas Gerais.

Segundo Inmetro, esses ensaios servem para verificar a resistรชncia dos veรญculos ao movimento.

“Dessa forma, por meio de um GPS, conhecemos tanto a resistรชncia aerodinรขmica quanto a do atrito. E para eliminar efeitos do vento, o teste รฉ repetido atรฉ cinco vezes em cada direรงรฃo da pistaโ€, explica Victor Simรฃo, engenheiro responsรกvel pelo programa veicular no Inmetro.

Resultados

De acordo com o Inmetro, os resultados permitem elaborar o grรกfico de forรงa resistente ร  velocidade do carro.

Assim como servem de parรขmetro para a calibraรงรฃo dos equipamentos que serรฃo usados na prรณxima etapa da auditoria, em laboratรณrios.

Por conta disso, nos laboratรณrios, os automรณveis sรฃo submetidos a um procedimento que reproduz a prรกtica diรกria dos motoristas, em ciclos de cidade e estrada.

Simulaรงรตes

Ainda tรชm definiรงรตes as condiรงรตes-padrรฃo de aceleraรงรฃo, frenagem, retomada e atรฉ mesmo o uso do ar-condicionado.

Alรฉm disso, fatores como umidade do ar, ventos, temperatura, altitude e trรขnsito tambรฉm entram na simulaรงรฃo e padronizados para garantir que os resultados sejam totalmente comparรกveis entre si.

Apรณs o teste, os nรบmeros sรฃo corrigidos por um fator que leva em conta as diferenรงas entre altitude, subidas e nรญveis de trรขnsito, de forma a tornรก-lo ainda mais prรณximo da realidade do consumidor na etiqueta nacional de conservaรงรฃo de energia.

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Procedimentos

Os ensaios de coast down tรชm as seguintes etapas:

Preparaรงรฃo do veรญculo:

  • Apresentaรงรฃo do veรญculo em condiรงรตes adequadas para o teste;
  • Ele passa por pesagem, calibraรงรฃo dos pneus, checagem da quilometragem, do nรญvel do tanque ou carga da bateria;
  • Assim como pela identificaรงรฃo do chassi, pneus, entre outras informaรงรตes importantes para o ensaio e identificaรงรฃo do automรณvel.

Execuรงรฃo do ensaio:

  • Conduรงรฃo do veรญculo atรฉ ultrapassar 100 km/h em uma pista reta e com nivelamento;
  • Em seguida, entra em ponto morto, permitindo que ele desacelere naturalmente, sem uso dos freios:
  • Durante o processo de desaceleraรงรฃo, hรก a checagem do tempo que o veรญculo leva para reduzir a velocidade a 90 km/h, 80 km/h, 70 km/h;
  • E assim sucessivamente, atรฉ chegar a 30 km/h.

Anรกlise de dados:

  • Apรณs a coleta de dados durante o ensaio, eles vรฃo para anรกlise a fim de determinar a resistรชncia ao movimento do veรญculo;
  • Essa anรกlise envolve o cรกlculo da resistรชncia aerodinรขmica, que tem causa no arrasto do ar;
  • E da resistรชncia ao atrito pela fricรงรฃo dos pneus no asfalto e nos componentes mecรขnicos do veรญculo.

Aplicaรงรฃo dos resultados:

  • Os resultados dos testes tรชm utilidade na calibraรงรฃo dos dinamรดmetros com uso na etapa seguinte da auditoria, em laboratรณrio.
  • Eles tambรฉm servem para melhorar o projeto do veรญculo, aperfeiรงoar a eficiรชncia do combustรญvel, entre outros.

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Etiquetagem

Assim sendo, o programa brasileiro de etiquetagem veicular (PBEV) tem coordenaรงรฃo do Inmetro e foi criado em 2008. Naquele ano, trรชs fabricantes de 10 modelos de carros aderiram de forma voluntรกria.

Em 2016, o PBEV teve adesรฃo de todos os fabricantes nacionais e importadores e, hoje, abrange 850 modelos e versรตes, sendo 80 modelos Elรฉtricos (VE) e 48 Plug-in (VEHP).

O programa classifica os automรณveis de A (mais eficiente) a E (menos eficiente).

Em suma, na etiqueta veicular, hรก informaรงรตes sobre eficiรชncia energรฉtica, consumo, autonomia e emissรฃo de gases de todos os carros de passeio, picapes e utilitรกrios ร  venda no Brasil.

Foto: divulgaรงรฃo/Inmetro