MEC aponta que Amazonas é dos melhores estados na alfabetização infantil

MEC aponta o Amazonas como um dos estados que mais avançou na alfabetização infantil, superando metas estaduais e nacionais.

Diamantino Junior

Publicado em: 05/06/2024 às 16:41 | Atualizado em: 06/06/2024 às 17:17

O Amazonas ultrapassou a meta estadual e foi o sexto estado brasileiro que mais avançou no percentual de alunos alfabetizados até o 2° ano do ensino fundamental em 2023.

 Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), o Indicador Criança Alfabetizada apontou que o Amazonas cresceu 79,3% em relação a 2021; e avançou em 18,1% na comparação entre 2023 e o resultado obtido em 2019, período de pré-pandemia.

Segundo o MEC, o indicador nacional é calculado com base nos resultados das avaliações da alfabetização, conduzidas pelos sistemas estaduais em organização complementar ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o qual é realizado a cada dois anos.

“A educação é uma prioridade. Se não tiver educação, a gente não consegue avançar, por exemplo, na geração de emprego; a gente não consegue avançar na oportunidade para as pessoas, principalmente para os jovens; a gente não consegue avançar no processo de justiça social. A educação transforma, a educação é fundamental e decisiva para qualquer sociedade”, disse o governador Wilson Lima.

Conforme os dados do Inep, em 2023, 52% dos alunos do Amazonas foram alfabetizados até o 2° ao do ensino fundamental, superando a meta de 44% para o estado, mesmo índice alcançado no último resultado em período antes da pandemia (2019).

De acordo com a secretária de Educação e Desporto Escolar (Seduc), Arlete Mendonça, o resultado alcançado é reflexo da dedicação dos educadores, juntamente com a gestão e familiares, bem como dos investimentos do Governo do Amazonas para a educação no estado.

Conforme ela, é um compromisso garantir um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, bem como garantir o desenvolvimento pleno dos estudantes.

“Desde 2019 estamos juntos no sentido de trabalhar os resultados pedagógicos, vendo o empenho de cada profissional da educação, que busca olhar para o aluno não apenas como número, mas sim de forma a impactar positivamente no ensino-aprendizagem dele (aluno). Esses resultados mostram que estamos no caminho certo”, afirmou a secretária.

Amazonas + Alfabetizado

Em agosto de 2023, Lima lançou o programa Amazonas + Alfabetizado, na presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e de prefeitos e representantes dos 62 municípios do estado.

Durante o evento, o governador e prefeitos assinaram o termo de adesão ao programa, que é uma iniciativa que integra o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, do MEC, e tem como objetivo reforçar a qualidade do processo de alfabetização de crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, beneficiando 360 mil alunos das redes estadual e municipais do Amazonas.

Foto: Secom/divulgação