O Amazonas foi escolhido para sediar o 9º Fórum Nacional de Museus, em 2026. A escolha foi realizada de 20 a 26 em votação dos participantes da oitava edição do fórum realizado em Fortaleza.
Conforme a SEC (Secretaria de Cultura e Economia Criativa), o Amazonas venceu disputa com o estado da Paraíba.
O evento é realizado desde 2004. De abrangência nacional, constitui-se como um espaço de aprofundamento das discussões específicas sobre o setor de museus.
É também uma oportunidade de intercâmbio de experiências entre os profissionais do campo museal.
Na edição deste ano, o principal objetivo foi refletir e consolidar diretrizes para o plano nacional setorial de museus e consolidar as bases para a implantação de uma articulação nacional de museus brasileiros, representada pelo Sistema Brasileiro de Museus.
Leia mais
Retomada após Temer e Bolsonaro
A 8ª edição também teve o aspecto de retomada, uma vez que a última edição do evento aconteceu em 2017, há sete anos, depois da gestão de Michel Temer e do período que Jair Bolsonaro passou pelo governo.
O tema deste ano foi democracia e direito à memória. Foram formados quatro grupos de trabalho para formalizar e efetivar todas as propostas do plano nacional setorial de museus, que é válido para o período de 2025 a 2035.
“Nós conseguimos aprovar esse plano nacional setorial de museus, que começa a vigorar a partir do ano que vem, e isso foi uma grande vitória pelos sete anos que ficamos sem a realização desse fórum”, afirmou a diretora do departamento de gestão de museus da SEC, Aline Santana.
Foram sete anos sem ter as discussões, sem ter os planos discutidos com os estados brasileiros, que fazem parte do Sistema Nacional de Museus.
“Então, a gente conseguiu também reunir a maior quantidade de participantes representantes dos estados brasileiros nesta edição”, disse Aline.
Para a diretora, a realização no Amazonas vai ser uma oportunidade de mostrar as atividades, programas e planos de ações desenvolvidas no estado.
“Aqui nós temos sete museus que são administrados pela secretaria. Nós sempre realizamos atividades paralelas dentro deles porque museu é educação, é cultura, é arte, é entretenimento, é memória, é identidade, é patrimônio”.
Foto: divulgação