O estudante amazonense Luan Gabriel Aguiar Gama, de 11 anos, tornou-se centro de uma polêmica ao criticar, em vídeo postado no Instagram, o procurador de Justiça Marcelo Augusto da Cunha.
O motivo da crítica foi a posição contrária do procurador em relação ao desejo de Luan de fazer teste para avançar de série e cursar licenciatura em matemática na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Luan, que foi aprovado no vestibular da UEA em 2023, expressou sua indignação no vídeo, afirmando que se sente limitado pelas pessoas por ser apenas uma criança.
Além disso, declarou seu desejo de partir para os Estados Unidos, afirmando que Manaus não está mudando.
Ele também revelou sua intenção de concorrer a uma vaga na Ivy League, um grupo de oito universidades prestigiadas, principalmente localizadas no nordeste dos Estados Unidos.
Leia mais
Vaga na universidade
Em janeiro, o juiz Marcelo Manuel Vieira determinou que a UEA reservasse uma vaga para Luan e que a Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc) realizasse um exame para avanço de nível escolar em um prazo de 45 dias, considerando que o estudante é “superdotado”.
No entanto, o procurador defendeu que a formação de Luan ocorra de acordo com as etapas previstas na legislação brasileira.
Leia mais no Amazonas Atual
Foto: Euzivaldo Queiroz/Secom