Amazonas volta a mais de 1,5 mil contaminados de covid em um dia

AlĂ©m disso, o estado acrescentou mais 74 vĂ­timas fatais da doença, elevando a conta de Ă³bitos para alĂ©m de 11 mil vidas perdidas

Amazonas pessoa com covid ou com sintoma da doença nĂ£o pode tomar a vacina

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

 

Publicado em: 02/03/2021 Ă s 19:23 | Atualizado em: 02/03/2021 Ă s 19:28

O Amazonas tem mais 1.576 pessoas contaminadas pelo coronavĂ­rus (covid) das 10h da segunda Ă s 10h de hoje. E mais 74 mortes elevaram a conta do estado para mais de 11 mil vidas perdidas em um ano.

A informaĂ§Ă£o foi divulgada pela FundaĂ§Ă£o de VigilĂ¢ncia em SaĂºde (FVS) nesta terça (2).

Dessa forma, o Amazonas chega a 318.244 pessoas contaminadas pelo vĂ­rus em um ano de epidemia. Tal nĂºmero Ă© extraĂ­do dos registros dos testes oficiais da doença no sistema de saĂºde. 

HĂ¡ atĂ© hoje 1.254 pacientes internados. E mais 35.760 confirmados com a doença que nĂ£o estĂ£o hospitalizados. SĂ£o pessoas com sintomas leves, geralmente, que se tratam em casa.

Dos que estĂ£o hospitalizados, 485 estĂ£o em leitos de UTI, tanto em hospitais pĂºblicos quanto em privados.

Como resultado, a taxa de ocupaĂ§Ă£o de leitos pĂºblicos de UTI para covid no estado (sĂ³ existe na capital) Ă© de 86%. Na rede particular Ă© de 73%. 

AtĂ© a manhĂ£ de hoje, conforme a FVS, havia 87 pacientes aguardando vaga de internaĂ§Ă£o na rede hospitalar.

Leia mais

No Ă¡pice da pandemia, Conselho de SaĂºde pede lockdown imediato

OperaĂ§Ă£o na AmazĂ´nia Ă© suspensa apĂ³s equipe ser infectada por covid

Óbitos e risco

Dos Ă³bitos registrados no estado, a capital Manaus detĂ©m 7.810 ocorrĂªncias. Dessa maneira, ficam 3.202 aos demais 61 municĂ­pios.

E as cidades de Parintins (279), Manacapuru (272) e Itacoatiara (246) lideram em vĂ­timas fatais da covid no interior.

Assim sendo, o Amazonas todo, Ă  exceĂ§Ă£o da capital, estĂ¡ no nĂ­vel roxo (muito alto) de transmissĂ£o do vĂ­rus. É o mais elevado na classificaĂ§Ă£o do risco de disseminaĂ§Ă£o da doença na populaĂ§Ă£o. 

Manaus, contudo, é classificada na faixa vermelha (alto risco), embora tenha a letalidade do vírus em 5,3%. É o maior índice do Amazonas, que tem média de 3,4%. No interior, a covid é letal em 1,8%.

A FVS ressalta neste boletim que os prefeitos dos municĂ­pios de Nova Olinda do Norte e ApuĂ­ nĂ£o atualizaram os dados da doença.

Foto: DivulgaĂ§Ă£o/Secom