Amazônia: governo Lula quer comprar internet do bolsonarista Musk

Existe o receio de que o uso dos equipamentos possam permitir que Musk tenha acesso a informações privilegiadas sobre a Amazônia

Amazônia: governo Lula quer comprar internet do bolsonarista Musk

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 30/04/2024 às 10:31 | Atualizado em: 30/04/2024 às 10:32

O governo Lula, por meio da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Amapá quer comprar internet móvel da Starlink, empresa do bilionário bolsonarista Elon Musk.

Na avaliação da PRF, o aparelho da Starlink irá melhorar a conectividade de viaturas que circulam em áreas remotas da Amazônia. Como informa o Brasil247.

Desse modo, o superintendente da PRF no Amapá, Klebson Sampaio, anunciou os testes em um vídeo divulgado pelo Núcleo de Comunicação da corporação.

A princípio, a fase de testes teve início em 9 de abril e está programada para durar um mês.

Sobretudo, o anúncio foi feito em meio aos ataques feitos por Elon Musk ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, a quem o bilionário já chamou de “ditador”.

Musk disse isso pelo fato de Moraes determinar o bloqueio de perfis de extrema direita por disseminação de discursos de ódio e fake news na rede social X (antigo Twitter), de sua propriedade. 

Além disso, agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam nos últimos doze meses equipamentos da Starlink.

Os aparelhos era usados em mais de 20 garimpos ilegais na Amazônia.

Por outro lado, existe o receio de que o uso dos equipamentos em viaturas da PRF possam permitir que a empresa tenha acesso a informações privilegiadas sobre a região amazônica. 

Leia mais em Brasil247.

Leia mais

Amazônia: internet de Bolsonaro e Musk chegou só a garimpeiros

Plano de Bolsonaro e Musk, internet chega a garimpos, mas não a escolas

Foto: Cleverson Oliveira/ Ministério das Comunicações