Amazônia: ministro do STF cobra ação de governadores contra queimadas
Flávio Dino deu prazo para que os entes federativos digam o que estão fazendo para conter o avanço do fogo

Mariane Veiga
Publicado em: 13/09/2024 às 10:30 | Atualizado em: 13/09/2024 às 11:14
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que os estados que estão na área da Amazônia e do Pantanal prestem informações a Corte sobre os procedimentos de combate às queimadas.
De acordo com a decisão, as explicações devem ocorrer em uma audiência pública marcada para o dia 19 deste mês.
A determinação vale para o Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Na semana passada, Dino deu prazo de 15 dias para que o Ministério da Defesa, do Meio Ambiente e da Justiça informem quais ações estão sendo feitas para conter a destruição destes biomas.
Leia mais
Projetos no Congresso endurecem punição para quem faz queimadas
Em relação aos estados, deve ser informado quais ações estão sendo feitas e como os governos dos entes federativos monitoram o avanço do fogo sobre a vegetação.
“Os estados fizeram mobilização e articulação com os municípios para implementação das ações de combate aos incêndios? Em caso positivo, discriminar as ações implementadas com os municípios por cada um dos Estados e qual órgão estadual centraliza a governança da articulação? Em caso negativo, informar as razões pelas quais o Estado optou por não mobilizar os municípios?”, destaca um trecho da decisão.
Leia mais no Correio Braziliense.
Foto: divulgação/Ibama