AmazĂ´nia: o espetĂ¡culo de quase 1 milhĂ£o de quelĂ´nios nascidos no TapajĂ³s
Segundo pesquisadores, como as eclosões levam 60 dias, os nascimentos eram esperados, mas nĂ£o nessa dimensĂ£o

Publicado em: 15/01/2024 Ă s 20:00 | Atualizado em: 16/01/2024 Ă s 00:03
O monitoramento da eclosĂ£o de ovos de quelĂ´nios resultou no nascimento, entre o final de 2023 e inĂcio de 2024, de quase 1 milhĂ£o de filhotes no Tabuleiro de Monte Cristo, Ă s margens do rio TapajĂ³s, no ParĂ¡.
Ao todo, nasceram 931.886 mil filhotes de tartaruga-da-AmazĂ´nia, 1.400 de tracajĂ¡ e 486 de pitiĂº. O que gerou um espetĂ¡culo na regiĂ£o do municĂpio de Aveiro.
O acompanhamento Ă© feio pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais RenovĂ¡veis), por meio do Programa QuelĂ´nios da AmazĂ´nia (PQA).
Segundo pesquisadores, cerca de 15 mil fĂªmeas frequentam o local. E, como as eclosões levam 60 dias, os nascimentos eram esperados, mas nĂ£o nessa dimensĂ£o.
A tartaruga-da-AmazĂ´nia Ă© a principal espĂ©cie da regiĂ£o, que desova apenas em locais especĂficos como Ă© o caso do tabuleiro.
JĂ¡ a tracajĂ¡ e a pitiĂº nĂ£o tĂªm limites e se espalham ao longo de toda a calha do rio TapajĂ³s.
O programa acompanha a espĂ©cie hĂ¡ cerca de 45 anos, quando sĂ³ existiam 327 fĂªmeas e nasciam 18 mil filhotes por ano.
Desde o inĂcio do monitoramento, jĂ¡ foram soltos 21,2 milhões de pequenos quelĂ´nios no rio TapajĂ³s.
Leia mais na reportagem de MĂ´nica Nunes, no site ConexĂ£o Planeta.
Leia mais
OperaĂ§Ă£o de Ibama, Funai e polĂcia apreende madeira e animais no AM
Foto: Paulo Lopes/Ibama/divulgaĂ§Ă£oÂ