Anamã e Novo Airão elegem novos prefeitos para lugar de cassados

Anamã e Novo Airão

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 28/10/2018 às 12:00 | Atualizado em: 28/10/2018 às 12:18

Os municípios amazonenses de Anamã e Novo Airão, a 165 e 115 quilômetros de Manaus, respectivamente, vão conhecer neste domingo, dia 28, seus novos prefeitos e vices para mandato tampão até 2020.

A eleição é histórica no Amazonas porque pela primeira vez vai acontecer junto com as eleições gerais no país.

Neste pleito suplementar, os eleitores vão escolher substitutos para os cassados Wilton Santos (PSDB) e Antônio Tiburtino (DEM), em Novo Airão, e Raimundo Pinheiro da Silva, o Raimundo Chicó (MDB), e Antônio Araújo Coelho (SD), em Anamã.

Chicó foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa por cassação de mandato em 2008. A sentença foi por abuso de poder econômico e compra de voto.

Foi afastado da prefeitura desde abril deste ano, por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).

Três disputam os votos de 7,4 mil eleitores em Anamã. São eles Chico do Belo (PMN), Edilson Pacamon (PT) e Huerton Colares (MDB).

 

Disputa em Novo Airão

Em Novo Airão, com 7.169 eleitores, a disputa será entre Daniel Barros (PRTB), Frederico Júnior (MDB), Professor Massarico (Rede) e Antônio Tiburtino (DEM). Este era o vice-prefeito de Wilton Lisboa, e foi cassado junto na chapa, em maio deste ano. Deve concorrer neste pleito com registro provisório, aguardando julgamento posteriormente.

 

Onde mais há eleição de prefeito

Além das duas cidades do Amazonas, a eleição a prefeito tampão acontece em 17 outros municípios em oito estados.

 

Foto: Reprodução/TRE-AM e site Manaus Alerta