Apaixonado pelo Nacional FC, juiz do TJ-AM celebra 108 anos do clube
O magistrado Luís Cláudio Chaves fez publicação para rememorar feitos do pai Maneca Neto, que é ex-presidente e campeão de futsal pelo clube. Além disso, recordou alguns fatos históricos do Leão da Vila Municipal

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 13/01/2021 às 19:32 | Atualizado em: 13/01/2021 às 19:43
Em período de distanciamento social por conta da pandemia da Covid-19, torcedores ilustres do Nacional celebram nas redes sociais os 108 anos de história do maior campeão amazonense de futebol.
Nacionalino de berço, o juiz do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) Luís Cláudio Chaves em postagem no facebook recordou alguns feitos históricos do clube dentro e fora de campo.
Além disso, fez memória ao pai Maneca Neto e ex-presidente do clube. Ele também foi campeão de futsal pelo Leão da Vila Municipal em 1960, com a braçadeira de capitão e na ponta da artilharia do time.
O magistrado também destacou o significado do escudo, que segundo ele, “remonta o período mais vitorioso do clube”.
Fatos históricos
Conforme publicação de Luís Cláudio Chaves, no período de fundação do clube em 1913, início do século XX, haviam clubes ingleses em Manaus, que somente permitiam jogadores nascidos na terra da Rainha.
A partir disso, surgiu o Nacional, com a mesma regra, aplicada aos estrangeiros. Portanto, com permissão somente para brasileiros.
Outro fato apresentado pelo juiz a participação ativa de mulheres na fundação do clube.
“Na ata de fundação do Nacional FC há a participação quase paritária de mulheres isto numa época em que as mulheres não podiam votar e eram tratadas como semi incapazes, pela legislação vigente”, diz a postagem.
Leia mais
Foto: Reprodução/ Redes Sociais