Apaixonado pelo Nacional FC, juiz do TJ-AM celebra 108 anos do clube

O magistrado LuĂ­s ClĂ¡udio Chaves fez publicaĂ§Ă£o para rememorar feitos do pai Maneca Neto, que Ă© ex-presidente e campeĂ£o de futsal pelo clube. AlĂ©m disso, recordou alguns fatos histĂ³ricos do LeĂ£o da Vila Municipal

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 13/01/2021 Ă s 19:32 | Atualizado em: 13/01/2021 Ă s 19:43

Em perĂ­odo de distanciamento social por conta da pandemia da Covid-19, torcedores ilustres do Nacional celebram nas redes sociais os 108 anos de histĂ³ria do maior campeĂ£o amazonense de futebol.

Nacionalino de berço, o juiz do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) LuĂ­s ClĂ¡udio Chaves em postagem no facebook recordou alguns feitos histĂ³ricos do clube dentro e fora de campo.

AlĂ©m disso, fez memĂ³ria ao pai Maneca Neto e ex-presidente do clube. Ele tambĂ©m foi campeĂ£o de futsal pelo LeĂ£o da Vila Municipal em 1960, com a braçadeira de capitĂ£o e na ponta da artilharia do time.

O magistrado tambĂ©m destacou o significado do escudo, que segundo ele, “remonta o perĂ­odo mais vitorioso do clube”.

Fatos histĂ³ricos

Conforme publicaĂ§Ă£o de LuĂ­s ClĂ¡udio Chaves, no perĂ­odo de fundaĂ§Ă£o do clube em 1913, inĂ­cio do sĂ©culo XX, haviam clubes ingleses em Manaus, que somente permitiam jogadores nascidos na terra da Rainha.

A partir disso, surgiu o Nacional, com a mesma regra, aplicada aos estrangeiros. Portanto, com permissĂ£o somente para brasileiros.

Outro fato apresentado pelo juiz a participaĂ§Ă£o ativa de mulheres na fundaĂ§Ă£o do clube.

“Na ata de fundaĂ§Ă£o do Nacional FC hĂ¡ a participaĂ§Ă£o quase paritĂ¡ria de mulheres isto numa Ă©poca em que as mulheres nĂ£o podiam votar e eram tratadas como semi incapazes, pela legislaĂ§Ă£o vigente”, diz a postagem.

Leia mais

Foto: ReproduĂ§Ă£o/ Redes Sociais